Você está aqui

TI - Software
2170 horas
14 anos de idade

Coordenador do Curso: Prof. Mestre Jean Concilio Xavier
Grau conferido: Tecnólogo(a) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Titulação Profissional: Tecnólogo(a) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ato de Autorização do Curso: Portaria MEC nº 180, de 08/05/2013 (DOU de 09/05/2013)
Ato de ReconhecimentoPortaria MEC nº 578, de 09/06/2017 (DOU de 12/06/2017)
Conceito do MEC: Curso reconhecido com conceito 4 pelo MEC (Ministério da Educação), em uma pontuação que vai de 1 a 5, o que confirma a excelência de sua qualidade.
Número de Vagas: 60 vagas anuais
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total do Curso: 2.170h com TCC
Prazo de Integralização da Carga Horária: Mínimo de 6 semestres e máximo de 10 semestres.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso não possui estágio curricular obrigatório.

NDE – Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é composto por 5 docentes, incluindo o coordenador de curso. O NDE atua diretamente na implantação e na consolidação do projeto pedagógico do curso por meio da análise continua dos processos educacionais. Para isso, o NDE realiza reuniões sistêmicas de trabalho, conforme plano de trabalho. O NDE do curso tem atuado fortemente no curso por meio das seguintes ações:
- auxilio e assessoramento na concepção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso;
- condução dos trabalhos de reestruturação curricular;
- discussão sobre formas de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
- monitoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas no curso;
- análise dos resultados dos processos de avaliação externa de outros cursos, aplicáveis ao curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e autoavaliação;
- acompanhamento e implementação das concepções pedagógicas estabelecidas no projeto pedagógico do curso e da infraestrutura para realização do curso.
Os membros do NDE são designados pelo diretor, atendendo aos requisitos do MEC. O NDE tem regulamento próprio estabelecido pela resolução nº. 17 do Conselho Superior, de 17 de dezembro de 2010.

Integrantes do NDE:

- Prof. Mestre Jean Concilio Xavier (Coordenador do Curso e do NDE)
Titulação: Mestre em Administração pela UFRGS
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
- Prof. Vandersílvio da Silva
Titulação: Mestre em Computação pela UFRGS
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
- Prof. Leandro José Cassol
Titulação: Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS
Regime de Trabalho: Tempo Integral
- Prof. Márcio José de Lemos
Titulação: Mestre em Tecnologia Computacional pela UFSC
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
- Prof. João Miguel Lac Roehe
Titulação: Mestre em Engenharia Elétrica pela PUCRS
Regime de Trabalho: Tempo Parcial

Conselho de Curso
A composição e o funcionamento do conselho de curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia SENAI estão descritos na seção 3, artigos 12, 13 e 14 do Regimento Interno da Faculdade.
Composição atual do conselho de curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas:
- Prof. Mestre Jean Concilio Xavier (Coordenador do Curso e Conselho de Curso)
- Prof. Marcelo Barbosa Soares (Representante docente)
- Prof. William Roger Carvalho Gomes (Representante docente)
- Prof. Lucas Tomazi (Representante docente)
- Fernanda Lima Ulrich (Representante discente)
- Luciano Antônio Farina (Representante discente)

Art. 13. O conselho de curso, como colegiado, reúne-se, ordinariamente, uma vez por semestre e extraordinariamente quando convocado por seu presidente, ou por requerimento de um terço de seus membros.
Parágrafo único. Na ausência do coordenador de curso, as reuniões são presididas pelo docente designado pelo coordenador de curso.

Ao conselho de curso compete:
I - acompanhar a implementação do projeto pedagógico, zelando pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
II - promover ações de estímulo, apoio e atualização do corpo docente no campo didático-pedagógico;
III - acompanhar o corpo docente e discente em questões relacionadas ao aproveitamento escolar e a inserção no meio acadêmico;
IV - opinar sobre assuntos pertinentes que lhe sejam submetidos pela direção;
V - propor à direção o desenvolvimento de projetos acadêmicos com a participação da comunidade externa;
VI - apreciar recurso encaminhado por aluno decorrente da aplicação de medidas disciplinares de afastamento temporário ou de desligamento da Faculdade;
VII - apreciar e encaminhar para aprovação da direção projetos de pesquisas; e
VIII - propor melhorias no projeto pedagógico do curso e na reorganização da estrutura curricular sempre que necessário.

Formar profissionais com competências para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

  • Analisa sistemas computacionais identificando requisitos, avaliando a viabilidade técnica dos requisitos e validando requisitos.
  • Desenvolve sistemas computacionais elaborando algoritmos, definindo a melhor linguagem de programação para cada caso, definindo e seguindo as metodologias adequadas para acompanhar o ciclo de vida do projeto, construindo o código a ser executado, realizando a instalação do software no ambiente de produção.
  • Testa sistemas computacionais elaborando o plano de teste; preparando o ambiente de teste; especificando casos/roteiros de teste; executando, documentando e validando os testes e automatizando os testes.
  • Mantem sistemas computacionais realizando a manutenção corretiva de softwares, a manutenção evolutiva de softwares e a manutenção adaptativa de softwares.
  • Desenvolve e coordena equipes de trabalho identificando necessidades e planejando as atividades com os integrantes da equipe.
  • Orienta e integra equipes de trabalho supervisionando a execução das atividades, desenvolvendo planos de treinamento e avaliando o desempenho individual e coletivo da equipe.
  • Concebe a solução otimizada definindo custos, tecnologia, equipamentos e instrumentos a serem utilizados e atendendo requisitos de qualidade, segurança, normas e legislação vigente.
  • Orienta a equipe de trabalho para a utilização racional dos recursos disponíveis e na aplicação dos procedimentos de gestão e garantia da qualidade.
  • Participa do desenvolvimento de pesquisas da área técnica da empresa com a finalidade de analisar melhorias nos sistemas e serviços.
  • Responsabiliza-se tecnicamente perante os órgãos competentes.
  • Propõe, implementa e apoia ideias inovadoras considerando a evolução e o desenvolvimento tecnológico, ambiental e social.
  • Elabora propostas de racionalização de energia, redução dos custos e melhorias na produção/serviço.
  • Adapta-se às mudanças tecnológicas, organizativas, profissionais e sócioculturais que incidem em suas atividades profissionais no mercado de trabalho.
  • Desenvolve e mantem relações interpessoais através da comunicação, interação e cooperação respeitando os valores éticos e raciais.
  • Negocia com os interlocutores implicados para a introdução de melhorias a otimização dos produtos ou serviços.
  • Desenvolve a liderança da equipe com ética, dinamismo, iniciativa, criatividade e responsabilidade.
  • Respeita e faz respeitar os procedimentos técnicos, legislação específica de saúde, segurança e meio ambiente.

Desde programas para desktops e servidores até aplicações web e mobile. Neste curso, o aluno estará apto a gerenciar, especificar e desenvolver soluções de software e hardware de acordo com os requisitos de segurança, qualidade e funcionalidades exigidos pelos sistemas computacionais. Para tanto, fará uso de linguagens de programação como Java, C, C++, C#, .Net, PHP, Script Java, etc, dentre outras linguagens demandadas pelo mercado.

Você poderá trabalhar em empresas de diversos setores, tanto públicas quanto privadas, mas principalmente em empresas que buscam soluções tecnológicas na área de desenvolvimento de software. Pode trabalhar como perito em Informática, realizando perícias e laudos técnicos, atuar como coordenador e gerente de projetos de sistemas computacionais e liderar equipes nas mais diversas áreas envolvidas no processo de análise e desenvolvimento de sistemas.

Conforme a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação ASSESPRO o Brasil tem hoje aproximadamente 1,3 milhão de pessoas empregadas no mercado de tecnologia da informação e a expectativa é de que até 2020 o país vá precisar de mais 750 mil profissionais na área de TI. Isto é explicado pelo acesso cada vez maior aos aparelhos celulares e tablets, que aquece o mercado para esse profissional em todo o país e no mundo. Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja em smartphones, seja em compras pela internet, surgindo a necessidade de integrar diversos sistemas do comércio e indústria, mantendo o mercado constantemente aquecido. As grandes demandas estão nas capitais, onde se concentra a maior quantidade de empresas e indústrias com necessidades de programas e sistemas.

  • Aulas gratuitas de nivelamento e reforço em matemática. 
  • Aulas práticas em laboratórios especializados e formados por equipamentos profissionais.
  • Aulas teóricas e práticas articuladas com o mundo do trabalho. 
  • Auxílio didático por meio da monitoria acadêmica. 
  • Curso reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação) com nota 4, de uma pontuação que vai 1 a 5, confirmando a sua excelente qualidade.
  • Currículo atualizado e concebido por meio de comitê de empresas e entidades de classe que atuam na área de redes de computadores.
  • Estacionamento gratuito. 
  • Estreita sintonia com o mercado de trabalho. 
  • Formação por competências.
  • Laboratórios especializados nas áreas dos cursos. 
  • Parcerias com importantes empresas das áreas dos cursos: Altus, Cambium Networks, CISCO, IBM, Microsoft, Oracle, Siemens, entre outras.
  • Professores com formação e experiência profissional na área.

Três anos, dividido em seis semestres entre diversas disciplinas que totalizam 2.170 horas de curso, incluindo o trabalho de conclusão de curso.

Nº DE DISCIPLINAS

Nº DE CRÉDITOS

VALOR MENSAL (R$)*

3

12

681,04

4

16

908,05

5

20

1.135,07

6

24

1.362,08

7

28

1.589,09

Valor do crédito: R$ 340,52
* Valor mensal é 1 das 6 parcelas que compõem o pagamento do semestre.

Unidades com turmas abertas

Porto Alegre - Faculdade SENAI

Documentos para Download

MANUAL DO CANDIDATO 2024/1 - Alteração 2
MANUAL DO CANDIDATO 2024/1 - Alteração 1
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2024/1 - Alteração 1
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2024/1
MANUAL DO CANDIDATO 2024/1
Leve esse curso para sua empresa

Desenvolvimento de cursos personalizados, in company e resolução de outras demandas de que a sua empresa precisa.