Você está aqui

Senai é referência em projetos de Inteligência Artificial

A pesquisa Indústria 2027, encomendada pela CNI, mostra que a inteligência artificial é uma das tecnologias com maior potencial de promover mudanças na indústria nos próximos anos, ao lado de tecnologias como Internet das Coisas (IoT, em inglês) e produção inteligente. Mais de 20 países já desenvolveram estratégias para o tema, que também inspirou o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em sua 20ª edição. A iniciativa busca aproximar a indústria brasileira de hubs de inovação, como o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, localizado em São Leopoldo.

O instituto é uma unidade credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de sensoriamento, com foco em três temas: desenvolvimento e integração de sensores; desenvolvimento de sistemas de visão computacional; e desenvolvimento de sistemas computacionais para sensoriamento. “Um dos locais que têm feito parte dos melhores projetos de inteligência artificial no País é o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica”, afirmou o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luis Gordon, ao apresentar o modelo de operação da entidade ao grupo de 25 gestores e líderes empresariais que esteve em São Leopoldo, nesta segunda-feira (4).

Imersão ISI

Para a CNI, a inteligência artificial deve impactar diversos setores da sociedade, da saúde à indústria, passando pela própria administração pública. Na prática, essa tecnologia diz respeito à capacidade de máquinas realizarem tarefas por conta própria, simulando o raciocínio humano, a partir de algoritmos.  “Queremos aproximar as empresas brasileiras do que há de mais inovador nessa área no Brasil e, com isso, incentivá-las a investir em novas tecnologias”, afirma a diretora, explica a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio. Ainda em São Leopoldo, o grupo visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da alemã SAP, empresa líder no mercado no ramo de softwares e aplicativos empresariais.

Imersão ISI

Em Florianópolis, o grupo visita a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), que atua no desenvolvimento de produtos, processos e sistemas e apoia o processo de inovação tecnológica de empresas por meio de seus Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras. Também conhecerá o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, no Sapiens Parque  e que atua no desenvolvimento e aplicação de conhecimento nas áreas de dispositivos e equipamentos para computação embarcada, sistemas de aquisição e controle e sistemas de análise de dados. No último dia, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Instituto Eldorado e a Baita Aceleradora.

Desde o lançamento, em 2016, o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI realizou 19 edições, tanto no exterior (Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Holanda, Israel, Itália, Suíça e China) quanto no Brasil. Ao todo, 531 executivos participaram do programa, representando mais de 200 organizações.

Imersão ISI

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 5 de Novembro de 2019 - 17h17