AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Desafio SENAI de Projetos Integradores

As indústrias gaúchas já fizeram seus desafios, e chegou a hora de nossos alunos escolherem os seus projetos! As escolas do SENAI do estado já estão com os desafios cadastrados pelas indústrias gaúchas aguardando a formação das equipes.

Não deixe de participar da transformação da indústria!

As candidaturas dos alunos podem ser enviadas até dia 28 de fevereiro de 2018. Não fique de fora.

 

Saiba o que é o Desafio SENAI de Projetos Integrados

Desenvolver projetos técnico-pedagógicos, visando aproximar nossos alunos ao cotidiano industrial, podendo também contribuir com melhorias e soluções inovadoras para as indústrias participantes. Este é o objetivo do Desafio SENAI de Projetos Integradores.

O projeto é uma iniciativa presente no Brasil inteiro para desenvolver em nos nossos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o sucesso de uma ação.

Dividido em 5 etapas, as indústrias gaúchas iniciam cadastrando o seu desafio, visando resolver ou melhorar processos do seu dia a dia. Posteriormente o SENAI-RS avalia, por meio de uma banca técnica, os seguintes critérios:

  • Aderência do nível de complexidade do desafio/problema à educação profissional básica e técnica;
  • Permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;
  • Aderência do problema às áreas dos cursos ofertados na região.

Então, os desafios classificados são divulgados aos nossos alunos de todo o estado, e caso sejam escolhidos, se converterão em projetos dos cursos de educação profissional básica e técnica. Para a etapa regional do desafio, os alunos de cada unidade do SENAI-RS devem formar equipes envolvendo, no mínimo, dois cursos diferentes, para a apresentação de soluções inovadoras para problemas reais, propostos pelas indústrias. Os alunos devem elaborar projeto, protótipo e apresentação. Os instrutores têm papel de orientar seus alunos, mas não fazem parte das equipes. Os projetos são parte do que é trabalhado em sala de aula, compondo o currículo dos alunos.

Resumo das etapas do projeto:

  1. Cadastro do desafio por parte da indústria
  2. Seleção dos desafios pela banca técnica
  3. Divulgação dos desafios para os alunos do SENAI-RS
  4. Desenvolvimento dos projetos pelas equipes
  5. Exposição dos projetos