Você está aqui

Alunos do Senai recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Os alunos do Senai-RS Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta receberão o Prêmio Pesquisador Gaúcho, na categoria Técnico Pesquisador, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit). Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em cinco campos do conhecimento, na indústria e em inovação tecnológica. A premiação demonstra a importância do papel da pesquisa na melhoria de vida da sociedade. Em 30 dias, esta é a 12ª premiação concedida ao Senai gaúcho, entre Inova Senai (dois), Fecitep (seis), Fenecit (três) e agora Fapergs.
 
Os alunos do Centro Tecnológico do Couro Senai de Estância Velha são autores do projeto Placa MDL, semelhante ao MDF, composta por farelo proveniente da rebaixadeira, reduzindo assim o grande volume de resíduos gerados nos curtumes. A placa possibilita excelentes resultados em diversos segmentos e aplicações, com baixo custo de venda, podendo ser aplicada na indústria moveleira, com um valor 15% mais baixo do que o MDF. O projeto foi segundo colocado no Inova Senai, realizado durante a Olimpíada do Conhecimento, em setembro, em Belo Horizonte.
 
A lista do Prêmio Pesquisador Gaúcho inclui doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o Ensino Médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. Nesta quarta edição, a Fapergs recebeu 78 indicações nas sete categorias em disputa. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da comissão julgadora, formada por 17 profissionais reconhecidos em nível estadual.
Publicado sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 - 10h10