Você está aqui

Alunos do Senai recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Os alunos do Senai-RS Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta receberão o Prêmio Pesquisador Gaúcho, na categoria Técnico Pesquisador, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit). Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em cinco campos do conhecimento, na indústria e em inovação tecnológica. A premiação demonstra a importância do papel da pesquisa na melhoria de vida da sociedade. Em 30 dias, esta é a 12ª premiação concedida ao Senai gaúcho, entre Inova Senai (dois), Fecitep (seis), Fenecit (três) e agora Fapergs.
 
Os alunos do Centro Tecnológico do Couro Senai de Estância Velha são autores do projeto Placa MDL, semelhante ao MDF, composta por farelo proveniente da rebaixadeira, reduzindo assim o grande volume de resíduos gerados nos curtumes. A placa possibilita excelentes resultados em diversos segmentos e aplicações, com baixo custo de venda, podendo ser aplicada na indústria moveleira, com um valor 15% mais baixo do que o MDF. O projeto foi segundo colocado no Inova Senai, realizado durante a Olimpíada do Conhecimento, em setembro, em Belo Horizonte.
 
A lista do Prêmio Pesquisador Gaúcho inclui doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o Ensino Médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. Nesta quarta edição, a Fapergs recebeu 78 indicações nas sete categorias em disputa. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da comissão julgadora, formada por 17 profissionais reconhecidos em nível estadual.

Veja mais

FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h52
O Senai-RS conquistou ouro (Tecnologia de Midia Impressa – Murilo Antunes da Silva, na foto), prata (Eletricidade Industrial – Gabriel Mendes) e bronze (...
Saiba mais
FIERGS 21/07/2016 às 14h52
Data de 1956 o registro da chegada dos primeiros japoneses ao Rio Grande do Sul, especialmente para atuar na agricultura. Hoje, são 1,8 milhão de...
Saiba mais