AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Delegação russa que vai participar de torneio internacional de profissões técnicas treina no RS

Capacitação

As unidades do Senai de Guaporé (Joalheria) e de Caxias do Sul (Mecatrônica)  estão treinando competidores da Worldskills Rússia. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi contratado pelo Worldskills Russia para treinar experts, treinadores, competidores e líderes da equipe russa para a competição que acontecerá naquele país em 2019. Além da Joalheria e da Mecatrônica, o convênio acontece nas áreas de Webdesign, Tecnologia da Moda, Manufatura Integrada, Eletrônica e Design Gráfico, em outros Estados. Os russos deixam o Rio Grande do Sul neste final de semana. De 7 a 27 de maio será a vez dos brasileiros irem àquele país para finalizar a capacitação.

No Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, o vice-diretor da escola da cidade de Magnitogorsk, Lyndin Anton, disse que o aprendizado foi muito importante. “Levamos muito conhecimento na bagagem”, disse. Conforme ele, o alto ritmo de trabalho foi o maior aprendizado. O instrutor do Senai Mateus Gaspary, que em maio estará na cidade russa para continuar o treinamento, afirma que os alunos Aksenov Maksin e Arapov Aleksandr chegaram como indivíduos separados e estão saindo como um time. “Eles aprenderam a trabalhar em equipe, pedir ajuda e estar disponível para ajudar o colega”, relata. Mateus e Diego Basso, de Caxias do Sul, que já foram campeões, treinaram a equipe por um mês.

O objetivo da delegação russa é melhorar posições no ranking da WorldSkills em Abu Dhabi e, principalmente, repetir o feito brasileiro de ser campeã em casa no próximo torneio. Na última competição, em 2015, os russos não conseguiram nenhuma medalha.

A Worldskills é a maior competição internacional de profissões. Na próxima semana, será realizado o simulado para continuidade do treinamento dos alunos que participam do certame este ano em Abu Dhabi. Os alunos do Senai-RS que buscam a vaga do time brasileiro são de Tecnologia de Mídia Impressa, Joalheira, Mecatrônica, Robótica, Design Gráfico e Pintura Automotiva. 

O Senai usa a competição, juntamente com a Olimpíada do Conhecimento, para avaliar seus cursos. As provas aplicadas nas duas competições têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas que estão chegando às empresas. O desempenho dos alunos nas competições forma um conjunto de indicadores que ajuda a instituição a avaliar a qualidade da educação profissional e a atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, o Senai mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.