Você está aqui

Senai inaugura laboratório de eficiência energética

 
O Senai-RS inaugurou nesta terça feira o primeiro laboratório de eficiência energética do Sul do País. Trata-se do Laboratório de Ensaio em Aquecedores de Passagem de Água a Gás LEAPAG na Escola de Educação Profissional Senai Nilo Bettanin, de Esteio. O novo espaço auxilia o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando a eficiência energética, o ruído e outros critérios que podem influenciar a escolha dos consumidores na hora da compra. O laboratório já foi condecorado com o Troféu ouro um Premio de Inovação GLP 2014 por sua tecnologia inovadora e de sua forma de realizar de ensaios de forma Sustentável. 
 
O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destaca que o laboratório integra a Rede Metrológica do Senai, com o maior número de estabelecimentos acreditados pelo INMetro. “As tecnologias usadas conferem aos serviços ofertados total confiabilidade, contribuindo para o aumento da competitividade da indústria gaúcha e brasileira. Além disso, o conhecimento adquirido será difundido através da assessoria para adequação, melhoria e desenvolvimento de produtos; formação de recursos humanos e realização de eventos e seminários tecnológicos”, salienta. 
         
Os serviços do laboratório deverão gerar produtos dentro de padrões internacionais, com maior eficiência energética, com a geração de monóxido de carbono (CO) dentro dos limites estabelecidos por normas e regulamentos, comparar equipamentos importados e nacionais, fornecer laudos técnicos e servir como elo de sustentação no desenvolvimento industrial.
 
 
 
Publicado quarta-feira, 1 de Julho de 2015 - 12h12