Você está aqui

Vencedores da Olimpíada do Conhecimento são homenageados

Os alunos do Senai-RS que participaram da Olimpíada do Conhecimento 2016 foram homenageados, na tarde desta sexta-feira, com o certificado e um celular pela instituição. Foram conquistados dois ouros, três pratas e um bronze. Jorge Martins (ouro em Soldagem), do Senai de Santa Rosa; Guilherme Dias (ouro em Revestimento Cerâmico), do Senai de Passo Fundo; William Daronch (prata em Controle Industrial), do Senai Santa Rosa; Mauricio Uecker (prata em Manutenção industrial), do Senai Santa Rosa; Vithor Paquilin (prata em Mecânica de Automóveis), do Senai Automotivo de Porto Alegre; e Matheus Costa (bronze em Hidráulica), do Senai Passo Fundo,  são os medalhistas gaúchos. Além das provas individuais, o Senai-RS conquistou uma prata com o projeto MeqCar e um bronze com o Custom Car. “O aprendizado da Olimpíada do Conhecimento vai além da parte técnica, passa pelo comprometimento e pelo trabalho em equipe”, explicou o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. 
 
O projeto do Meqcar desenvolveu um carro compacto para um ocupante com motor elétrico, alimentado por baterias recicláveis, um sistema de reaproveitamento de energia cinética na frenagem do carro recarregando assim, em parte, a bateria. O sistema tem placa solar também para recarrega-la e um sistema de compartilhamento deste automóvel com outras pessoas. Outro ponto é o acabamento interno de fácil limpeza. O projeto teve o envolvimento de oito alunos do Senai de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia.
 
O bronze do Custom Car, desafio de Transporte e Logística, veio para um Ford Ka Sedan customizado com novas tendências na pintura automotiva, modificações estéticas e de performance no motor, como coletores de admissão e escape especiais e comando de válvulas. O automóvel usou sistemas multimídia atrelados a videogames e telas LCD, assim o veículo passa a ser também uma central de jogos. Quatro alunos do Senai Automotivo de Porto Alegre participaram. 
 
A maior competição de educação profissional das Américas foi realizada  de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Senai em parceria com o Sesi, neste ano contou também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante pode acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe. Nos quatro dias de provas, a competição, que reuniu 1,2 mil competidores na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, recebeu mais de 118 mil visitantes.
 
Crédito foto: Dudu Leal

Veja mais

FIERGS 21/02/2017 às 17h16
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, entregou nesta terça-feira (21) ao ministro da Indústria,...
Saiba mais
FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
Saiba mais
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
Saiba mais