AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Programa SENAI de Ações Inclusivas – Vertente Pessoas com Deficiência (PSAI)

Apresentação
O Programa Senai de Ações Inclusivas busca promover o acesso e inclusão das pessoas com deficiência, altas habilidades e condutas típicas nos cursos profissionalizantes, qualificando-as para enfrentar as exigências das novas relações de emprego e trabalho, fundamentado no princípio do direito ao exercício da cidadania. Para isso, foi necessária a eliminação de barreiras arquitetônicas nas Unidades Operacionais do Senai-RS, a capacitação dos docentes, a adoção de alternativas metodológicas, aquisição de tecnologia e o estabelecimento de parcerias.
 
Com o Programa Senai de Ações Inclusivas, as pessoas com deficiência são inseridas nas turmas com os demais alunos, proporcionando a todos o aprendizado diário por meio da convivência com as diferenças e com a superação dos limites. Esta metodologia tem proporcionado à comunidade escolar a humanização das relações e dos espaços. 
 
Metodologia
A metodologia do PSAI está fundamentada na concepção da educação inclusiva que reconhece e valoriza sobretudo as características individuais e o potencial cognitivo  de cada aluno. Assim, uma escola inclusiva, numa perspectiva sistêmica pressupõe também uma nova organização curricular, uma organização que considere as necessidades de todos os alunos, garantindo outros possíveis caminhos, que possam favorecer a construção da autonomia educacional e o empoderamento social.
 
Para isso, é necessário assegurar flexibilizações e adequações curriculares que considerem o significado do conhecimento teórico e prático, metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação e de certificação adequados ao potencial cognitivos das pessoas com deficiência. 
 
Grupo de Apoio Local
Como na maioria dos programas inclusivos, tem sua ação ampliada pelo estabelecimento de parcerias, com a colaboração de órgãos governamentais e não-governamentais. Em cada localidade onde o Programa foi implantado, o Senai organiza um Grupo de Apoio Local (GAL) formado por entidades e associações que atendem as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, múltipla, condutas típicas e altas habilidades. 
 
Assessoria às empresas
Complementando a atuação no campo da educação profissional inclusiva, o Senai presta assessoria às empresas na qualificação profissional das pessoas com deficiência, desenvolvendo competências profissionais e ampliando suas possibilidades de ingressar no mundo do trabalho. 
 
Além de capacitar as pessoas com deficiência, a proposta possibilita que elas descubram suas potencialidades e desenvolvam seus talentos.