Você está aqui

Como integrar dados da empresa para ter visibilidade e transparência

O desafio agora é integrar dados a fim de utilizá-los de maneira eficiente para o seu negócio.

No passado, a grande dificuldade das empresas era ser capaz de gerar e administrar informações sobre o mercado, a concorrência, os consumidores e, principalmente, a própria companhia. Hoje, essa tarefa se tornou muito mais fácil, dada a grande disponibilidade de dados produzidos todos os dias. O desafio agora é integrar esses dados a fim de utilizá-los de maneira eficiente para o seu negócio.

Com tantas informações disponíveis, muitas vezes alguns indicadores importantes acabam passando despercebidos pelos olhos de gestores e tomadores de decisões. Portanto, integrar os dados da empresa se tornou uma necessidade nos dias de hoje. Isso é fundamental, por exemplo, para aumentar a visibilidade e a transparência do seu negócio.

Quer saber mais? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. A seguir, vamos destacar a importância de integrar dados na sua empresa e quais ferramentas podem ajudar você a colocar isso em prática. Confira!

Qual é a importância de integrar dados na sua empresa?

Pense bem: por que os seus funcionários precisam buscar informações em várias fontes diferentes? Não faz sentido algum, concorda? Afinal, é mais tempo desperdiçado durante a busca do que na utilização desses dados de maneira eficiente.

Pode não parecer, mas, na maioria dos casos, é o que acontece nas organizações que não contam com um sistema de integração de dados.

É evidente que gerar ainda mais trabalho para os seus funcionários não vai tornar o processo da sua organização mais eficaz. Ao alocar os dados fundamentais da sua empresa em um só lugar, você vai garantir que a equipe tenha mais tempo e que o trabalho seja produtivo.

Quando os sistemas da sua empresa são integrados, além da melhoria do rendimento dos colaboradores, a tendência é que os seus clientes recebam respostas mais ágeis. Outra vantagem é a possibilidade de implementar mudanças em todos os sistemas da sua organização de uma só vez.

No entanto, o benefício mais importante da integração de dados é a qualidade do trabalho produzido. Hoje, é fundamental monitorar constantemente todas as informações geradas pelo seu negócio, a fim de entender quais setores estão funcionando de maneira adequada e quais precisam ser otimizados, por exemplo.

Caso você não tenha acesso fácil das informações, como vai definir se determinada estratégia está funcionando ou não? Ao integrar os dados de todos os setores do negócio, você garante que nada vai passar despercebido ou causar uma surpresa negativa em breve.

Com maior transparência e visibilidade de tudo o que circula pelos sistemas da sua empresa, você vai saber exatamente quais áreas devem melhorar. Isso garante que todos os processos internos sejam sempre produtivos. O monitoramento se torna mais eficaz e, como consequência, os resultados ao final do mês vão ser satisfatórios.

O que fazer para integrar dados de maneira eficiente?

Agora que você já entendeu como integrar dados pode ser o diferencial para o sucesso da sua empresa, é preciso colocar isso em prática. O mercado disponibiliza diferentes ferramentas, basta encontrar a que melhor se encaixa ao seu modelo de negócio.

Para que não restem dúvidas e você consiga colocar esse plano em ação o mais rápido possível, listamos algumas formas eficientes de integrar dados na sua empresa e tornar todos os processos mais produtivos. Confira!

Integração de equipes

Muitas vezes, o problema começa dentro da sua própria empresa, com as diferentes equipes envolvidas nos processos internos. Portanto, o primeiro passo para integrar dados de maneira eficiente é aproximar os setores da sua organização. Facilite a comunicação das equipes, incentivando a troca de informações entre elas. Essa mudança pode fazer com que circulem insights que parecem pouco relevantes para uma área, mas são importantes para a outra.

Com uma maior transparência entre as equipes, o desempenho do seu negócio, sem dúvidas, vai ser melhor. Por isso, é essencial acabar com todas as barreiras organizacionais.

Atrasar o fluxo de informação não vai aumentar a produtividade da sua empresa, pelo contrário, vai apenas tornar o trabalho mais burocrático e pouco eficiente.

Uso de sistemas como ERP e CRM

É fundamental incentivar a integração e a troca de informações entre os diferentes setores do negócio. No entanto, contar com sistemas de gestão é uma maneira muito prática de otimizar essa aproximação.

Uma possibilidade é o ERP (Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Trata-se de um software que vai organizar todo o fluxo de informações da sua companhia. Assimilando todas as áreas, é possível ter uma visão mais completa do seu negócio.

Outro sistema muito utilizado é o CRM (Customer Relationship Management, que em português quer dizer Gestão do Relacionamento com o Cliente). O objetivo é o mesmo: integrar e compartilhar os dados da sua empresa com os diferentes setores — e garantir que o trabalho seja, de fato, eficiente.

Ferramentas de BI

Com os sistemas voltados para a integração de dados, o próximo passo é manter as informações disponíveis em resultados para a sua empresa. Utilizar os recursos analíticos das ferramentas de BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) transforma os dados coletados pelos softwares em informações úteis para a sua instituição.

Afinal, não basta integrar dados e agrupar as informações geradas dentro da sua empresa! Também é preciso saber utilizá-las da maneira correta. Com ferramentas integradas de BI, você garante a organização e a análise dos dados coletados, além do monitoramento constante de cada ação realizada.

Ficou evidente, portanto, que integrar dados na sua empresa é muito mais do que um luxo: é uma necessidade. Em um mercado tão concorrido, com um consumidor cada vez mais exigente, é importante sempre estar atento às ferramentas e tendências recentes do seu mercado de atuação. Dessa forma, você sempre vai estar preparado para oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

O que achou deste conteúdo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre o assunto? Ficou clara a importância de integrar dados dentro da sua empresa? Nós esperamos que sim! Se você ainda tem alguma pergunta ou gostaria de fazer uma observação, que tal deixar o seu comentário? Entre na conversa!

 

quinta-feira, 11 de Abril de 2019 - 13h13