Coordenador do Curso: Prof. Esp. Joel Ferreira dos Santos
Grau conferido: Tecnólogo(a) em Redes de Computadores
Titulação Profissional: Tecnólogo(a) em Redes de Computadores
Ato de Autorização do Curso: Portaria MEC nº 1.284, de 05/07/2023 (DOU de 06/07/2023)
Conceito do MEC: Curso autorizado com conceito 5 pelo MEC (Ministério da Educação), em uma pontuação que vai de 1 a 5, o que confirma a excelência de sua qualidade.
Número de Vagas: 150 vagas anuais
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total do Curso: 2.100h
Prazo de Integralização da Carga Horária: Mínimo de 6 semestres e máximo de 10 semestres.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso não possui estágio curricular obrigatório e trabalho de conclusão de curso.
Grau de Instrução: Ensino médio completo.
Formar profissionais com competências para projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores. Identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para segurança de redes de computadores. Desenvolver e documentar projetos em redes de pequeno, médio e grande portes. Avaliar o desempenho da rede e propor medidas para melhoria da qualidade de serviço. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
- Elabora projetos lógicos e físicos de redes de comunicação de dados locais e de longa distância avaliando os requisitos de implantação da rede e dispositivos de comunicação disponíveis, definindo os serviços de transporte de dados de longa distância, as soluções de conectividade, as topologias, arquiteturas e protocolos de comunicação de dados.
- Implementa soluções de conectividade e comunicação de dados locais e de longa distância, estabelecendo estratégias de implementação e modificação com base em bibliotecas de gestão de infraestrutura, Instalando e configurando a conectividade física, os softwares e os dispositivos da rede.
- Gerencia redes de computadores definindo as ferramentas de monitoramento da rede, detectando e solucionando os problemas de funcionalidade da rede, gerindo indicadores de disponibilidade, usabilidade e tráfego da rede.
- Administra redes de computadores definindo políticas de acesso, controle de usuários e políticas de segurança de informação.
- Coordena, orienta e integra equipes de trabalho, supervisionando a execução das atividades, desenvolvendo planos de treinamento e avaliando o desempenho individual e coletivo da equipe.
- Concebe a solução otimizada definindo custos, tecnologia, equipamentos e instrumentos a serem utilizados.
- Certifica os sistemas de comunicações de dados, verificando e aceitando a execução, validando e emitindo a documentação definitiva; emitindo laudo de pendência, definindo e mensurando parâmetros de desempenho dos sistemas, emitindo laudo de pendência e elaborando manual de operação dos sistemas.
- Participa do desenvolvimento de pesquisas da área técnica da empresa com a finalidade de analisar melhorias nos sistemas e serviços.
- Orienta a equipe de trabalho para a utilização racional dos recursos disponíveis e na aplicação dos procedimentos de gestão e garantia da qualidade.
- Participa do desenvolvimento de pesquisas da área técnica da empresa com a finalidade de analisar melhorias nos sistemas e serviços.
- Responsabiliza-se tecnicamente perante os órgãos competentes.
- Propõe, implementa e apoia ideias inovadoras considerando a evolução e o desenvolvimento tecnológico, ambiental e social.
- Elabora propostas de racionalização de energia, redução dos custos e melhorias na produção/serviço.
- Negocia com os interlocutores implicados para a introdução de melhorias a otimização dos produtos ou serviços.
- Desenvolve a liderança da equipe com ética, dinamismo, iniciativa, criatividade e responsabilidade.
- Respeita e fazer respeitar os procedimentos técnicos, legislação específica de saúde, segurança e meio ambiente.
Uma rede de computadores é uma interconexão de um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações do tipo dados, voz e imagem, e compartilhar recursos físicos e lógicos. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. O compartilhamento de informações e recursos em uma rede de computadores ocorre por meio de variados equipamentos, denominados de ativos de redes, que se comunicam mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança e qualidade. Os meios de comunicação podem ser linhas telefônicas, cabos metálicos ou ópticos, satélites ou comunicação sem fios (wireless). O objetivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e compartilhar recursos de hardware e software.
- Internet.
- Redes locais de uma empresa.
- Redes que interconectam empresas e instituições.
- Rede de terminais eletrônicos de bancos.
- Rede IP de telefonia.
- Indústrias de qualquer setor.
- Instituições financeiras.
- Empresas públicas.
- Empresas do comércio e serviços.
O mercado de redes de computadores sempre se mantém em alta porque a necessidade de implantação de novos sistemas é constante e a frente de oportunidades é ampla. Ter uma boa rede de comunicação de dados é fundamental para o negócio de qualquer empresa. Um estudo realizado pela consultoria IDC, encomendado pela Cisco, apontou que a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil excederá a oferta em 35% para o ano de 2019, chegando a uma lacuna de 161.581 trabalhadores especializados em redes e conectividade.
Sim, este profissional pode solicitar seu registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul.
- A capacitação para o exame de certificação CISCO-CCNA®, que é umas mais requeridas certificações profissionais do mercado de tecnologia da informação e comunicação, integra o currículo do curso, oportunizando a inserção e valorização do aluno no mercado de trabalho.
- Aulas gratuitas de nivelamento e reforço em matemática.
- Aulas práticas em laboratórios especializados e formados por equipamentos profissionais.
- Aulas teóricas e práticas articuladas com o mundo do trabalho.
- Auxílio didático por meio da monitoria acadêmica.
- Curso reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação) com nota 4, de uma pontuação que vai 1 a 5, confirmando a sua excelente qualidade.
- Currículo atualizado e concebido por meio de comitê de empresas e entidades de classe que atuam na área de redes de computadores.
- Estacionamento gratuito.
- Estreita sintonia com o mercado de trabalho.
- Formação por competências.
- Laboratórios especializados nas áreas dos cursos.
- Parcerias com importantes empresas das áreas dos cursos: Altus, Cambium Networks, CISCO, IBM, Microsoft, Oracle, Siemens, entre outras.
- Professores com formação e experiência profissional na área.
O Curso tem duração de 2.100 horas, com um tempo médio de 6 semestres para conclusão do curso.
Valores dos créditos: R$ 149,10 (cento e quarenta e nove reais e dez centavos)
Unidades com turmas abertas
Porto Alegre - Faculdade SENAI
Desenvolvimento de cursos personalizados, in company e resolução de outras demandas de que a sua empresa precisa.