Você está aqui

Projetos de alunos do Senai-RS são premiados em Feira do Nordeste

24/9/2014 - Uma bancada didática de elementos mecânicos, de autoria dos alunos Arielli Schneider de Souza, Eduardo Webber Steffen e Guilherme de Matos Castro do Centro Tecnológico Senai de Mecânica de Precisão de São Leopoldo, futuro Instituto Senai de Inovação Soluções Integradas Metalmecânica, foi o primeiro colocado na categoria Engenharias da Fenecit- Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia 2014, realizada na última semana na Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão do Guararapes (PE). A feira é inspirada no movimento de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, liderado pela Febrace- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP, em São Paulo; Mostratec no Rio Grande do Sul e Feira Ciência Jovem de Pernambuco. Este ano foram inscritos 600 projetos e 200, selecionados. Participaram escolas federais, estaduais e municipais. 

Outros dois projetos do Senai gaúcho foram premiados (Supino Automatizado, 2º lugar ,e Atomizador de Pós-Metálicos Laboratorial para Uso Didático, 4º lugar, ambos do Senai Cetemp). Este foi o terceiro prêmio concedido a projetos do Senai-RS no mês de setembro. No início do mês dois trabalhos foram premiados no Inova Senai, durante a Olimpíada do Conhecimento em Belo Horizonte, e outros seis, na 8ª Fecitep, realizada em Porto Alegre.

A bancada, composta por diversos elementos mecânicos como engrenagens, polias, cremalheiras, eixos, chavetas e elementos de fixação, tem como proposta aliar a prática à teoria. O projeto foi analisado em seis turmas do primeiro módulo do Curso Técnico em Mecânica, onde foi desenvolvido o conteúdo de sistemas de transmissão. Em um primeiro momento foi trabalhada a matéria somente na teoria, com posterior avaliação, que demonstrou um índice de aprendizagem médio de 30,45%. Em um segundo momento foi realizada uma aula sobre o mesmo assunto, com a utilização da bancada didática, com índice de aprendizagem de 75,06%. O Supino Automatizado, de autoria dos alunos Alexsander Eduardo Lourenço, Henrique Lopes Tremarin e Jacques Alan Pereira da Silva, foi desenvolvido para a segurança dos usuários de academias de ginástica e o Atomizador, das alunas Bianca Souza da Fonseca, Pauline Motta de Lima e Suélen da Silva Teles, foi feito para auxiliar no aprendizado do conteúdo de atomização, com índice de aprendizagem 36% maior do que sem o aparelho.

Publicado quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 - 11h11