Você está aqui

CNTL Senai tem novo presidente do Conselho

A conscientização de que as tecnologias limpas são um fator de competitividade das empresas foi uma das mudanças importantes citadas no discurso do presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ao dar posse ao novo Conselho Consultivo do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL Senai/Unido/Unep) nesta quarta-feira (2). Müller lembrou que a capacitação do Senai foi decisiva para chegar hoje a ser uma referência internacional na área, com a chancela da ONU, destacando a presença do Gustavo Aishemberg. "O CNTL na nossa visão passa a ser um Centro de Competitividade Verde, contemplando desde as novas práticas de eficiência produtiva até a logística reversa", destacou.

O novo presidente do Conselho Consultivo do CNTL Senai/Unido/Unep, Torvaldo Marzolla Filho, salientou que os serviços do centro atendem a uma demanda mundial: a realidade dos novos padrões de competição no ambiente dos negócios. "Comunidades, governantes, organizações não-governamentais e pressões de ordem legal tornam cada vez mais complexa a governança empresarial, o que vem ao encontro da necessidade de determinação de padrões de desempenho que estejam alinhados à estratégia, objetivos e metas de cada fábrica, levando à exigência de relacionar fatores competitivos e ações da economia ambiental", comentou. Marzolla ainda entregou ao presidente, juntamente com Aishemberg, o documento em que a Unido chancela a capacitação das metodologias do CNTL Senai e a eficiência de seus resultados.

Sesi lança campanha para alertar sobre perigos no trabalho

Empresas de todo o País têm novas ferramentas de avaliação de riscos no trabalho. São os materiais educativos da Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho 2012, lançada na última semana pelo Sesi-RS, que levará informações para mais de 4 milhões de trabalhadores de 5 mil indústrias. O material será distribuído gratuitamente para as indústrias brasileiras.

A novidade deste ano é a publicação da Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho adaptada à legislação brasileira. É uma coletânea de fichas para avaliar perigos presentes no ambiente de trabalho e que podem ser aplicadas em diversos setores da atividade industrial. A campanha conta ainda com um DVD com 12 filmes explicativos em que um personagem chamado Napo mostra, por exemplo, os riscos ao trabalhador na hora de fazer a manutenção de máquinas e equipamentos.

A campanha inclui ainda um material específico para a promoção da saúde do homem, desenvolvido em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). São cartilhas, cartazes e filmes que estimulam o homem a prevenir doenças como hipertensão, diabetes, alcoolismo, entre outras. Também ajudam a entender a importância do seu papel na saúde sexual e reprodutiva e na prevenção da violência.

Segurança e Saúde

As empresas podem pedir os materiais de prevenção da Campanha do Sesi no site www.sesi.org.br/vitrinevirtual ou procurar uma unidade do Sesi em sua cidade.

Publicado segunda-feira, 7 de Maio de 2012 - 0h00