Você está aqui

Ferramenta desenvolvida pelo Senai-RS será usada em todo o Brasil

Uma ferramenta desenvolvida e usada pelo Senai do Rio Grande do Sul está sendo adotada em todo o Brasil. Trata-se de um sistema de mensagens SMS, em que a instituição usa o Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos para enviar mensagens informativas, alertas e até de conteúdos aos alunos por celular e que podem responder pelo próprio aparelho. A ferramenta está sendo utilizada desde 2006 em cursos de Educação à Distância do Senai. Este ano, já abrange 600 alunos. A partir deste ano, os cursos de competência transversais realizados nos Estados já poderão utilizá-la.

"A principal finalidade do Sistema de envio de SMS é a de facilitar à equipe pedagógica na realização do diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos alunos e da turma", explica o diretor regional do Senai, José Zortéa. Conforme ele, a equipe pedagógica pode acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo das atividades de aprendizagem, sanando lacunas, que porventura possam ocorrer. "Com este Sistema pode-se enviar mensagens para que o aluno responda, por exemplo, a uma determinada atividade da unidade estudada. O aluno responde e o sistema de acompanhamento avalia e diagnostica as dificuldades de aprendizagem", comenta.

Outra vantagem da ferramenta é que o sistema facilita a participação de todos os personagens envolvidos no processo de ensino aprendizagem. "Com o auxílio deste Sistema Virtual de Gestão de Avaliação do Desempenho o aluno é avaliado e reavaliado permanentemente, fazendo com que ocorra uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem", destaca o diretor.

Publicado quarta-feira, 28 de Julho de 2010 - 0h00