Você está aqui

Proposta do Senai-RS sobre o Design Higiênico de Máquinas é publicada pela ABNT

A Norma ABNT NBR ISO 14159 - Segurança das Máquinas − Requisitos de Higiene para o Projeto das Máquinas, publicada em 12 de abril de 2010, foi proposta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS. A publicação da norma relacionada aos requisitos de higiene em máquinas beneficia as empresas de alimentos e bebidas e fabricantes de máquinas e equipamentos para estes segmentos através da possibilidade de certificação de seus produtos. O cumprimento das normas eleva a qualificação tecnológica das empresas brasileiras e de seus produtos, habilitando-as para o mercado internacional.

O Senai-RS, por meio do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Senai Ceta) e a Escola de Educação Profissional Visconde de Mauá, coordendou a Comissão de Estudo CE-04:019.01 − Máquinas para processamento de alimentos, dentro do Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos - ABNT/CB-04, juntamente com o Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul - SIA-RS e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - Abimaq-RS, compondo. As reuniões de criação da comissão de estudos e finalização da Norma ocorreram na sede da Abimaq em São Paulo, e na sede do Sistema FIERGS, em Porto Alegre, entre maio e outubro de 2009, tendo ocorrido consulta nacional entre 11 de novembro e 11 de dezembro de 2009.

A idéia da norma brasileira surgiu após a execução do projeto "Design Higiênico para Máquinas, Equipamentos e Instalações da Indústria da Alimentação", aprovado como Projeto Estratégico do Departamento Nacional do SENAI em 2008. A Norma pode ser adquirida no site da ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br.

Publicado quinta-feira, 27 de Maio de 2010 - 0h00