Você está aqui

 
Um bueiro sustentável automatizado, um alarme para evitar enchentes e uma boca-de-lobo com um filtro cujo design impede que o acúmulo de sujeira paralise o escoamento de água – batizado como Culvert Hightoned estiveram entre os projetos vencedores do Grand Prix Senai de Inovação. “Tentamos focar em um item que pudesse sair do papel e se tornar de mercado. É possível fazer pequenas adaptações na estrutura que já existe hoje, é facilmente implementável“, destacou o líder da equipe Laranja Mecânica, vencedora da melhor ideia, e professor do Senai-RS, Eduardo Siqueira.  
 
A competição, um projeto-piloto, encerrou na tarde desta quinta-feira (26) e envolveu cinco equipes formadas por docentes e alunos dos cursos de Mecatrônica, Segurança no Trabalho, Mecânica, Eletrônica e Automação. O evento ocorreu no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas de Metalmecânica, em São Leopoldo. 
 
A competição escolar propôs o desafio de buscar soluções para o tema Enchentes – redução ou eliminação de impactos por meio de sistemas de escoamento de águas pluviais e envolveu as equipes por 20 horas. Ao todo, 30 trabalhos foram criados e 15 finalistas. "Essa competição confirma que o Senai-RS está no caminho certo nesses mais de 73 anos de atuação, uma referência de aprendizado industrial, contribuindo para que a indústria gaúcha tenha um diferencial inovador”, afirmou o diretor de operações do Senai-RS, Sérgio Moysés. 
 
O representante da empresa Festo, Paulo Villiger, que acompanhou a elaborar disputa, declarou que "essas ideias baseadas em trabalhos feitos pelos alunos do Senai podem ajudar a desenvolver uma cidade melhor". Entre as  equipes, a Vermelho Ferrari foi a grande vencedora do GrandPrix, seguida por Inova Azul e Desenvolverde. A aluna Renata Garcia, recém-formada no curso de Segurança no Trabalho do Senai-RS, defende que foi uma oportunidade inesquecível. “Principalmente para mim, que ainda não tenho experiência profissional, conviver com colegas de outras áreas, trocar informações sobre tudo que aprendemos nos cursos, não tem preço”, comemora.    
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
 
Publicado quinta-feira, 26 de Novembro de 2015 - 18h18