Você está aqui

Os Institutos Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e o de Soluções Integradas em Metalmecânica receberam nesta segunda-feira o grupo de empresários que participa do 4º Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a receber o evento, promovido pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela Confederação Nacional da Indústria, Senai e Embrapii e que vão visitar cinco Estados com o objetivo de aproximar a indústria dos melhores centros de conhecimento do País. O Programa, que iniciou pelo Rio Grande do Sul, vai ainda para Santa Catarina (7), Paraná (8), Rio de Janeiro (9) e Bahia (10). O superintendente nacional do IEL, Paulo Mól, explicou que é uma oportunidade de mostrar aos empresários os centros de conhecimento e, ao mesmo tempo, aproximar estes locais das indústrias.
 
No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros o grupo conheceu os nove laboratórios com equipamentos de última geração que atuam com projetos e processos nas áreas de elastômeros, adesivos, tintas, plásticos, blendas, compósitos, petroquímicos e químicos. O Instituto é credenciado Embrapii e neste momento está desenvolvendo 12 projetos com a parceria.
 
Tecnologias avançadas e a indústria 4.0 foram mostradas no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. O empresários tiveram uma mostra dos laboratórios que estão sendo instalados no local. Além dos laboratórios de Metrologia, Manufatura Avançada, de Tecnologia e de Fabricação, o ISI possui o Laboratório Aberto em que pesquisadores podem trabalhar de forma colaborativa.
 
Programa - Foram realizadas três edições do Programa (nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil), que reuniram 41 organizações, 68 executivos e viabilizaram acesso a 23 centros de PD&I que têm atuado em projetos de fronteira. Dos resultados mapeados, destacam-se parcerias em PD&I em negociação, oportunidades de parcerias do tipo B2B identificadas, revisão de portfólio e governança para inovação de empresas participantes e revisão de currículo de graduação e pós-graduação de universidade que integrou uma das delegações.
 
Crédito foto: Dudu Leal
Publicado segunda-feira, 6 de Março de 2017 - 18h18