Você está aqui

Senai inaugura Central Analítica e Laboratório de Pesquisa do Centro Tecnológico do Couro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou nesta quarta-feira (29) a Central Analítica de Laboratórios e o Laboratório de Pesquisa do Centro Tecnológico do Couro Senai, em Estância Velha. O local é referência mundial de formação profissional na área de curtimento e em análises da cadeia produtiva do couro.

A nova estrutura está apta a realizar mais de 200 tipos de análises e é composta por laboratórios de ensaios físico-químicos, físico-mecânicos, histológicos, microbiológicos e de análise química instrumental direcionados ao controle de qualidade de peles, couros, componentes para calçados, insumos químicos, bem como para caracterização de efluentes dos mais variados ramos industriais. Com o investimento de R$ 2,6 milhões, os 1,8 mil atendimentos e 13 mil ensaios anuais do Centro Tecnológico do Couro Senai devem duplicar até o final de 2012. "Esta obra significa o passaporte para a qualificação internacional das indústrias do setor. A participação dos empresários é indispensável para a orientação sobre as decisões a respeito da gestão dos Centros Tecnológicos e das escolas do Senai", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, durante a inauguração.

Além do controle da qualidade em insumos, a unidade é apta a fazer análises em efluentes dos mais variados ramos industriais, águas de poços, águas de caldeira e de processos, conforme os principais parâmetros exigidos pela fiscalização ambiental. Também pode ser verificada a utilização de substâncias de uso restrito em couros, componentes para calçados e outros materiais, tais como Cromo VI, Formaldeido, Metais, Pentaclorofenol e Dimetilfumarato. O laboratório está equipado com Espectrômetro de Absorção Atômica, Cromatógrafo Gasoso com Detector de Massas − GCMS, Cromatógrafo Líquido de Alta Performance − HPLC e Espectrômetro de Absorção Molecular UV-Visível de última geração.

As novas instalações contam também com equipamentos para a realização de ensaios que avaliam a resistência de couros semiacabados e acabados, tais como tração, rasgamento progressivo, lastômetro, assim como da confortabilidade do couro. Também poderão ser feitas análises de ensaios de avaliação de resistência a ataque microbiano em peles, couros e componentes para calçados.

O Centro Tecnológico do Couro Senai atua há 45 anos em educação profissional nas áreas de Couro e Meio Ambiente. Já formou 2.150 técnicos em curtimento. Possui certificações ISO 9001 e ISO 14001, além de laboratórios com acreditação junto ao Inmetro(Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) segundo a Norma NBR ISO-IEC 17025. "Não é exagero dizer que temos aqui em Estância Velha a melhor escola técnica na área de couro do mundo", ressaltou o presidente do Conselho Consultivo do Centro Tecnológico do Couro Senai, Paulo Müller, um dos industriais que acompanhou toda a estruturação da unidade.

Publicado quarta-feira, 29 de Setembro de 2010 - 0h00