Você está aqui

Novo espessante para álcool gel

Assunto mais falado de 2020, a pandemia da covid-19 trouxe muitos desafios, inclusive para a indústria. Neste contexto, o SENAI solucionou a falta de espessantes comumente usados para álcool gel testando outras formulações.

O PROJETO

Devido à alta demanda e, por consequência, a escassez do espessante comumente utilizado na fabricação de álcool gel, o polímero sintético Carbopol (marca registrada para ácido poliacrílico), a indústria necessitava de produtos alternativos que pudessem cumprir a mesma função.

Em suas pesquisas e experimentos para novas formulações, a equipe do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros identificou como solução inovadora a possibilidade de uso de acetato de cálcio para esta função. Este acetato é um sal usualmente utilizado como aditivo e estabilizante alimentar, não oferecendo efeito adverso à saúde e demonstrando ótima relação custo-benefício. 

O RESULTADO

Os testes iniciais ofereceram alguns desafios para incorporação do sal ao álcool, que foram solucionados com uma metodologia de preparo desenvolvida especificamente para esta nova formulação e que está descrita em ficha técnica correspondente no site.

Somam-se a estes resultados, o suporte técnico contínuo às empresas e a implementação de uma metodologia instrumental para avaliar a qualidade do álcool gel. Hoje o SENAI está apto a realizar a determinação do teor alcóolico pela técnica de infravermelho, requisito decisivo para a eficiência da ação antisséptica do álcool gel.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.

Outros cases

08/05/2018
Benefícios Ambientais e Econômicos Na busca por um programa estruturado de prevenção da geração de resíduos a...
18/03/2021
Aumento da produtividade (produto/hora/homem) efetiva em aproximadamente 8% na empresa Silpa Peças e Equipamen...
28/09/2021
Confira como o SENAI ajudou a Santa Leocádia Agroindústria a desenvolver uma bebida não alcoólica, refrescante...