Você está aqui

Editais de processos seletivos para Jovem Aprendiz

Confira como funcionam os processos:

  1. O candidato deve ler o edital referente a cidade em que fará sua seleção;
  2. O candidato realiza a inscrição;
  3. O candidato realiza as provas de seleção, para a composição do Cadastro de Candidatos;
  4. O Senai/RS disponibiliza o Cadastro de Candidatos a Aprendizes para apoiar as indústrias em processo de seleção;
  5. A Indústria seleciona o candidato aprovado no Edital e o indica para realizar a matrícula no Senai/RS.

Confira as cidades com processos seletivos abertos e os documentos relacionados a cada uma delas:

CFP SENAI Nilo Peçanha:

Edital 2023:

 

Editais 2022:


INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA:

Edital 2023:

 

Edital 2022:


CFP SENAI AUTOMOTIVO:

2023:


2022:

Inscrições Presenciais conforme Edital 03 - 2022/2

As inscrições serão realizadas na sede do Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Bettanin, na Av. Presidente Vargas, 3023, Bairro Centro, em Esteio, RS.

2023

2022


O QUE É O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ?

O Programa Jovem Aprendiz Industrial é uma oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos se prepararem profissionalmente de forma gratuita e remunerada para o mercado de trabalho. Os jovens podem ser indicados e contratados pelas indústrias do Rio Grande do Sul para realizarem cursos que conectam a formação profissional e o mundo do trabalho, conforme legislação vigente.  A partir do programa, os participantes têm a oportunidade de desenvolver competências e de inclusão social com o primeiro emprego.

É um programa ideal para os jovens que buscam qualificação profissional durante a experiência do primeiro emprego. Os cursos de Educação Profissional preparam o jovem para o trabalho, que são contratados na condição de aprendizes por indústrias contribuintes do SENAI, por no máximo 2 anos. 

QUEM PODE SER APRENDIZ?

Jovens de 14 a 24* anos de idade, que buscam capacitação para o primeiro emprego e que estejam frequentando ensino regular ou tenham concluído o ensino médio e que celebra contrato de aprendizagem nos termos do art. 428, da CLT.

* Idade máxima para conclusão do curso

COMO PARTICIPAR?

1) CARTA DE INDICAÇÃO DE INDÚSTRIAS

A Indústria pode selecionar os jovens e encaminhá-lo ao SENAI com a Carta de Indicação do Candidato à Aprendiz para que ele realize a matrícula nos cursos disponíveis nas Escolas do SENAI. Procure por indústrias da sua região e informe-se sobre o processo seletivo para aprendizes.

2) EDITAL DE CADASTRO DE CANDIDATOS À APRENDIZES

Com o Cadastro de Candidatos a Aprendizes, o jovem passa a fazer parte de um banco de dados do Senai, se colocando à disposição de indústrias interessadas em contratação de um Jovem Aprendiz. Confira como se dá o processo:

  1. O candidato realiza a inscrição;
  2. O candidato realiza provas de seleção, para a composição do Cadastro de Candidatos;
  3. O Senai/RS disponibiliza o Cadastro de Candidatos a Aprendizes para apoiar indústrias em processo de seleção;
  4. A Indústria seleciona o candidato aprovado no Edital de Cadastro de Candidatos a Aprendizes Para Empresas Industriais e o indica para realizar a matrícula no Senai/RS.

Para saber mais, contate a Escola do SENAI-RS mais próxima ou ligue para 0800 051 8555.

 

O programa Jovem Aprendiz do SENAI/RS

O SENAI/RS, em plena sintonia com a Missão e a Visão Institucional, busca, permanentemente, ser referência em educação profissional e tecnológica de qualidade, especialmente quanto ao desenvolvimento de pessoas competentes para o atendimento das demandas da indústria nacional. Nesse contexto, a Aprendizagem Industrial privilegia a formação qualificada de jovens e a sua inserção no mundo do trabalho, permitindo que nele possam permanecer e construir carreiras de sucesso.

A sintonia com as novas demandas geradas pela indústria é assegurada pela Metodologia SENAI de Educação Profissional o desenvolvimento de uma prática pedagógica alinhada aos princípios  norteadores dos processos educacionais desenvolvidos pelo SENAI: integração entre teoria e prática; interdisciplinaridade; aprendizagem significativa; incentivo ao pensamento criativo e à inovação; ênfase no aprender a aprender; desenvolvimento de capacidades; aproximação ao mundo do trabalho; mediação da aprendizagem; avaliação diagnóstica, formativa e somativa;  e contextualização da aprendizagem.

Com a Metodologia SENAI de Educação Profissional, o SENAI-RS reafirma o seu compromisso de desenvolver uma educação capaz de traduzir, para o mundo da educação, as competências profissionais demandadas pelo mundo do trabalho e de apoiar o desenvolvimento e a competitividade da Indústria Brasileira.

jovem aprendiz senai