Você está aqui

Petróleo, Gás e Energia

O Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia oferece serviços tecnológicos desde 2008 como SENAI Nilo Bettanin em Esteio – RS.

O Instituto está estabelecido no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. A rede nacional de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia foi concebida a partir do incentivo da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento que concentra mais de 150 lideranças das maiores empresas brasileiras, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Instituto atua em serviços metrológicos, consultoria em tecnologia, serviços técnicos especializados e pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos nas áreas de Petróleo, Gás e Energia.

Conta com equipe técnica multidisciplinar altamente capacitada, infraestrutura laboratorial completa e equipamentos modernosque contribuem para o aumento da competitividade e produtividade das empresas.

Fechar
Laboratórios

Laboratórios

+2
Laboratório de Calibração de Sensores de Pressão e Temperatura (PTZ)
Calibração de sensores de pressão e temperatura.
+2
Laboratório de Calibração e Manutenção de Medidores de Vazão de Gás
Calibração e manutenção de medidores de vazão de gás para empresas distribuidoras de gás.
+2
Laboratório de Combustão
Desenvolvimento e inovação de produtos em eficiência energética térmica.
+2
Laboratório de Ensaios de Aquecedores de Passagem de Água a Gás (LEAPAG)
Ensaios de rendimento, potência e segurança de aquecedores de passagem de água a gás conforme a Norma ABNT NBR 8130, seguindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Laboratório duas vezes vencedor do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia.
+2
Laboratório de Ensaios de Fornos e Fogões a Gás (LEFF)
Ensaios de rendimento, potência e segurança de fornos e fogões residenciais conforme a Norma ABNT NBR 13723, seguindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Desenvolvimento e inovação de produtos na área de fornos e fogões a gás.
Fechar
Equipe
ARTHUR DENICOL CERATTI

Possui graduação em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2012). Atualmente é Analista de Soluções em Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo Gás e Energia. Tem experiência em Eletrônica Digital, Analógica e de Potência, já tendo desenvolvido produtos e equipamentos na área.

Marcelo Possamai Albuquerque

Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como Pesquisador do Centro de Microgravidade da PUCRS desenvolvendo dispositivos eletrônicos, mecânicos e firmwares para microcontroladores. Foi gestor do projeto “Turbina Tesla para reaproveitamento de Condensado”, aprovado no Edital SESI SENAI de Inovação 2015. Atua como consultor de Lean Manufacturing do programa Brasil Mais Produtivo, consultorias e desenvolvimento de produto na área de energia.

Marcos Antonio de Oliveira Cruz

Doutorando em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS (em andamento), Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS (2011), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade FEEVALE (2014) e em Administração Industrial (2002) pela Universidade de Taubaté. Graduado em Engenharia Elétrica (1995) pela Universidade de Taubaté.

Atualmente é Coordenador Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia – IST PGE em Esteio, RS. Atua na gestão da equipe de consultores para eficiência energética, processo produtivo, P,D&I e dos laboratórios de metrologia com foco em eficiência energética de fornos, fogões e aquecedores de passagem de água a gás, além do laboratório de calibração de medidores de gás.

Renato Ruschel Machado

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente cursando MBA de Gestão de Projetos (2015), também pela PUCRS. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, em testes e validações de produtos eletrônicos e também, atua como consultor de Lean Manufacturing.

Fechar
Equipamento

O Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia possui equipamentos modernos que atendem às mais diversas aplicações para serviços de metrologia, consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos. Confira as principais aplicações e equipamentos disponíveis:

  • Medidores de energia mono e trifásicos
  • Registradores de energia monofásicos e trifásicos
  • Medidores da qualidade da energia elétrica
  • Registradores da qualidade da energia elétrica
  • Osciloscópios digitais
  • Medidores de vazão
  • Medidores de fuga em sistemas de ar comprimido
  • Medidores de fluxo luminoso
  • Tacômetro
  • Bancada de ensaio de motores com eletrodinamômetro
  • Bancadas de automação industrial
  • Módulos de cargas elétricas lineares e não lineares
  • Simulador eletromecânico
  • Simulador luminotécnico
  • Estações de retrabalho SMD
  • Estação de Solda
  • Gerador de sinais
  • Inversor de frequência off grid
  • Inversor de frequência grid tie
  • Gerador elétrico
  • Motor elétrico trifásico - para testes (sem definição de potência)
  • Motor elétrico CC - para testes (sem definição de potência)
  • Inversor de Frequencia Trifásico para motores

Editais e Fomento

O SENAI-RS aceita o Cartão BNDES em vários de seus serviços. Conheça mais sobre essa possibilidade de financia...
Avaliação de maturidade: minha indústria está pronta para o 4.0?
Inovar é fundamental para a competitividade da indústria brasileira. O Edital de Inovação para a Indústria é u...

Cases

A empresa Fenix Laser, de Novo Hamburgo/RS atua no mercado de gravações em metais e plásticos, atendendo todo o País.
A empresa Venax, de Venâncio Aires/RS, atua no mercado de eletrodomésticos na linha branca, atendendo todo o País além do Chile, da Bolívia...
A empresa Jackwall, de Gravataí/RS atua no mercado de artefatos para instalações de gás atendendo todo o país além de América Latina.

Documentos e Publicações

2006
As máquinas de Usinagem Computadorizada passam a ser um novo campo para área de Instrumentação
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: A sensibilização dos profissionais de Instrumentação quanto à evolução da área de usinagem, referente ao sensoriamento de variáveis de processo, ao com
Adieci Silva
2006
Fita plástica
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: Informações sobre processo de fabricação de fita em material plástico.
Elisandro Rosa; Atualização: João Claudio Otterbach (2014)
2006
Composição da fibra para embarcações
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: Informações sobre a composição da fibra utilizada em embarcações.
Ronei Brognoli; Atualização: João Claudio Otterbach (2014)
2006
Especificação de equipamentos para montagem de laboratório de ensaios da área de fornos e fogões
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: Especificação de equipamentos para montagem de laboratório de ensaios da área de fornos e fogões.
Adieci Silva; Atualização: João Claudio Otterbach (2014)
2007
Extrusão de perfis em Poliuretano Termoplástico TPU
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: Informações sobre processo de extrusão de perfis em Poliuretano Termoplástico - TPU.
Valério Santos; Atualização: João Claudio Otterbach (2014)
2007
Prevenção de acidentes em máquinas injetoras de plástico
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT: Os acidentes com máquinas injetoras de plástico representam um problema sério de segurança na cadeia produtiva do plástico, principalmente com evolução
Jocelito Torres

Fale Conosco

Para entrar em contato, preencha o formulário ao lado.

Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia
Fone: (51) 3904-2660
Av. Pres. Vargas, 3023 - Esteio/RS