Você está aqui

Metalsinos reduz 56% de consumo de energia elétrica

A gaúcha Metalsinos, fabricante de peças de metal, conseguiu reduzir em 56% seu consumo de energia elétrica, com economia mensal de R$ 50 mil apenas com essa despesa, graças a consultoria prestada pelo SENAI.

Os benefícios à empresa localizada em Ararica, região metropolitana de Porto Alegre, fazem parte dos primeiros resultados do Indústria Mais Eficiente, um dos programas realizados pela instituição ao longo dos seus 77 anos de história que ajudam a indústria brasileira a ser mais produtiva.

As 48 empresas participantes do piloto do programa, executado em 2018 no âmbito do Brasil Mais Produtivo, alcançaram redução média de 26,4% no consumo energético, sem necessidade de novos investimentos, o que se traduz em economia média de R$ 47,9 mil.

Ariberto Wagener, diretor industrial da Metalsinos.

O resultado da consultoria do SENAI foi excelente e veio a calhar em um momento de recessão, em que a empresa buscava melhorias na parte fabril. Os aumentos da despesa com energia estavam impactando de forma importante o custo operacional.

A empresa de 300 funcionários já havia obtido ganho de 60% em produtividade com ajuda de outra consultoria do SENAI em manufatura enxuta, ou lean manufacturing, técnica de redução de desperdícios. 

Wagener, aos 53 anos, conhece bem o trabalho do SENAI. “Sou fã incondicional do SENAI. Devo meu conhecimento, minha capacidade de aprendizagem, meu interesse pela mecânica ao SENAI”, diz ele, que fez o curso técnico em Mecânica na instituição aos 15 anos, nos anos de 1980, e hoje faz questão de contratar ex-alunos. “Hoje, quando a gente procura um profissional, o aluno do SENAI se destaca do restante porque vem com uma bagagem, um cuidado especial com máquinas e ferramentas, o que, no mercado, são poucos os cursos e empresas que ensinam isso para nossos jovens”, explica.

Fonte: Portal da Indústria

Outros cases

18/03/2020
Recuperação de resíduos da indústria calçadista para produção de embalagem para calçado.
bancada40
09/06/2020
Desenvolvimento de uma plataforma de aprendizagem que ajuda a inserir alunos na indústria 4.0.