Você está aqui

Desde quarta-feira, 1.200 jovens estão focados nas suas tarefas para vencer a 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, cujas provas seguem até sábado (15), no Anhembi Parque, em São Paulo. Os vencedores serão conhecidos na noite de domingo. 
 
Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, a realização da competição no Brasil reafirma a importância da educação profissional para as empresas, para os jovens e para o país. “A WorldSkills 2015 representa a obstinação da indústria brasileira pela produtividade e a qualidade de seus trabalhadores”, destacou Andrade. Segundo ele, além de trazer inovação para as empresas, a educação profissional abre oportunidades para os jovens construírem uma carreira de sucesso.
 
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, o Brasil tem feito um grande esforço para  melhorar a qualidade da educação e ampliar o acesso dos jovens ao ensino técnico. “Entendemos que a educação profissional é o passaporte para a cidadania plena”, disse Monteiro Neto, acrescentando que o país precisa investir na formação dos seus trabalhadores para ter ganhos de produtividade.
 
Para o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que representou o governo federal na cerimônia de abertura da WorldSkills 2015, a olimpíada de profissões técnicas é uma competição em que todos saem ganhando. “Todos ganham experiência, ganham com o aprendizado. O Brasil se orgulha desses jovens”, destacou.
 
O Brasil tem 56 competidores participando da competição. Eles disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica manufatura integrada, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, polimecânica, joalheria, panificação e outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. Vencem aqueles que executam o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade. 
 
A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo País para a competição internacional. A seleção dos brasileiros para a competição mundial começa nas escolas de formação profissional. Os melhores alunos são convidados a participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. Os vencedores competem na etapa nacional do torneio de profissões e os mais bem colocados participam das seletivas para o mundial.  Ficam com a vaga aqueles que alcançam  índices internacionais de qualidade  técnica ao executar as tarefas do dia a dia do trabalho em suas ocupações, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo e prontos para levar o Brasil ao pódio na WorldSkills.
 
Os três meninos do Senai gaúcho que representam o Brasil na competição, Diego Basso e Matheus Gaspery (Mecatrônica) e Victor Bernardo (Tecnologia em Mídia Impressa) tem o mesmo ponto de vista: buscam a medalha de ouro, mas já se sentem vencedores pelo treinamento profissional e pelo conhecimento adquirido.  “Além de tecnicamente, profissionalmente, ganhamos pessoalmente. Aprendi a lidar com pessoas, emoções e problemas”, destaca, Mateus.
 
Para o SENAI, a participação na WorldSkills aproxima os jovens profissionais das modernas tecnologias, promove o intercâmbio de experiências e ajuda a melhorar a qualidade da educação profissional no Brasil.  “Na competição, temos a oportunidade de fazer intercâmbios com especialistas de outros países. Tudo isso enriquece o conhecimento disseminado para todas as escolas do SENAI”, afirma o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi.  Ele lembra que ao melhorar a qualidade da educação profissional,  o SENAI ajuda a aumentar a  produtividade do trabalhador da indústria, que é fundamental para garantir o crescimento econômico. 
 
FOTO: José Paulo Lacerda
 
 
 

 

Publicado sexta-feira, 14 de Agosto de 2015 - 10h10