Você está aqui

Programa Novos Horizontes

Apresentação
 
O Programa Novos Horizontes, é uma iniciativa do Sistema FIERGS operacionalizado por meio de ações articuladas entre SESI, SENAI e IEL. Desenvolve suas ações em todo o Estado, respondendo às questões de responsabilidade social, ao assegurar a jovens, em situação de vulnerabilidade social, direitos básicos de cidadania, assumindo o desafio de incluí-los social e profissionalmente. 
 
O Programa é desenvolvido de forma itinerante nas Unidades Operacionais do SENAI-RS e nos Centros de Atividades do SESI-RS, conforme as demandas municipais, visando à inclusão social e produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social. 
 
Metodologia
 
A metodologia do programa está fundamentada nos quatro pilares da Educação: Aprendendo a Conhecer, Aprendendo a Fazer, Aprendendo a Conviver e Aprendendo a Ser. Os Quatro Pilares da Educação são princípios fundamentados em estratégias para promover o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais de jovens em situação de vulnerabilidade social, com vistas à sua inserção, permanência e ascensão no mundo do trabalho.
 
A seleção dos alunos dá-se pela análise e avaliação de uma equipe técnica do SESI e do SENAI dos seguintes critérios: perfil socioeconômico do candidato, avaliação da redação descritiva realizada pelo candidato (história de vida pessoal e escolar, expectativas do candidato com relação ao seu futuro profissional e à participação no Programa), entrevista familiar realizada pela Assistente Social do SESI e pelo Instrutor do SENAI, com ênfase na sua situação de vulnerabilidade social. 
 
Requisitos 
 
São requisitos para participar dos cursos:
• Idade entre 15 e 17 anos.
• Escolaridade mínima de 5o série do ensino fundamental concluída.
• Renda familiar per capita de até 1/2 salários mínimos (nacional).
• Estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio.
 
O Programa busca estender os benefícios da educação para uma faixa da população excluída e com poucas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, trabalhando princípios de vida em sociedade, vivências de cidadania, desenvolvimento de habilidades de expressão, higiene, meio ambiente, propiciando o aumento da autoestima e a valorização pessoal, totalizando 800 horas.
 
O aluno que obtém aproveitamento e frequência, tanto no SESI como no SENAI, garante seu ingresso automático no Programa de Aprendizagem Industrial programa concluído. A continuidade oportuniza a complementação de sua qualificação profissional, ampliando suas possibilidades de, futuramente, ingressar no mercado de trabalho.
 
O IEL é responsável pela realização dos workshops “Dicas para entrevista” e “Como elaborar seu currículo”, objetivando orientar os alunos sobre as etapas de um processo seletivo, demonstrando dicas de como se comportar frente a uma entrevista profissional, e mostrar o passo-a-passo da elaboração de um currículo para ingresso no mercado de trabalho.
 
Formação em Rede
 
Para criar oportunidades reais de transformação na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social o Programa conta com a participação de parceiros, entre instituições públicas ou privadas. Estas parcerias são locais, firmadas com empresas ou instituições em cada município onde o Programa está sendo desenvolvido. 
 
Voluntariado
 
Nas unidades do SENAI, o voluntário atua diretamente na formação dos jovens, pois é um agente de mudanças, que promove por meio do seu conhecimento técnico, a sua experiência profissional e de vida o autoconhecimento, a descoberta das potencialidades, das habilidades e competências para ingresso no mundo do trabalho.
 
O Sistema FIERGS, por meio dessas ações articuladas, busca intensificar parcerias e consolidar a sua imagem como agente social efetivo nas ações inclusivas demandadas não só pela sociedade gaúcha, mas também pela opinião pública e pelos empresários.
 
Desde 2005, ano de lançamento do Programa Novos Horizontes, foram atendidos os seguintes municípios: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Dois Irmãos, Erechim, Esteio, Farroupilha, Garibaldi, Gravataí, Guaporé, Igrejinha, Ijuí, Lajeado, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Quarai, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana 
do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vacaria, Veranópolis.
 
O Programa contribui diretamente para a qualidade de vida desses jovens, bem como propicia uma mudança cultural na comunidade onde eles estão inseridos, servindo os mesmos como agentes de transformação na sua comunidade. Assim os hábitos e princípios trabalhados em sala de aula são indiretamente transferidos pelos alunos para seus familiares e amigos.