Você está aqui

História

A Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, uma das Unidades Operacionais do SENAI-RS, teve sua criação aprovada através da Resolução 003/2004 do Conselho Regional do SENAI-RS, com o objetivo de oferecer cursos superiores em nível de graduação e pós-graduação.

Em 3 de novembro de 2006 a Faculdade obteve o seu credenciamento no MEC e os Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Sistemas de Telecomunicações foram autorizados a funcionar. Em 25 de janeiro de 2007, logo após a autorização dos cursos, foi realizado o primeiro processo seletivo.

Atendendo ao Plano de Desenvolvimento Institucional (2010-2014) e considerando que o Art. 20 da Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, dispõe que o SENAI “passa a integrar o sistema federal de ensino, com autonomia para a criação e oferta de cursos e programas de educação profissional e tecnológica, mediante autorização do órgão colegiado superior do respectivo departamento regional da entidade.” Desta forma, a Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre encaminhou para aprovação do Conselho Regional do SENAI/RS o Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Sistemas Embarcados.

Em maio de 2013 estes cursos tiveram seus funcionamentos autorizados pelo MEC. No processo seletivo do 2013/2, portanto, a Faculdade ofertou cinco cursos de graduação tecnológica em seu portfólio de ensino.

Em 19/04/2007 o Conselho Superior da Faculdade SENAI, no uso de suas atribuições regimentais, instituiu a pós-graduação lato sensu, organizada em Cursos de Especialização, destinados à melhoria técnica e cultural de portadores de diploma de curso superior.

Além disso, a Faculdade SENAI vem desde 2010 ofertando à comunidade diversos cursos de extensão, de iniciação e de aperfeiçoamento profissional.

Missão
Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira.

Visão
Consolidar-se como o líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a Indústria Brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

Princípios e Valores

  • Livre Iniciativa;
  • Ética;
  • Transparência;
  • Satisfação dos Clientes;
  • Alto desempenho;
  • Valorização das pessoas.
     

Fabiano Prato Rath

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, conforme legislação vigente, constituída no âmbito da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, é um órgão de natureza consultiva e tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Coordenador: Dirlei Ernane Bagestão
Docente: William Roger Carvalho Gomes
Técnico-administrativo: Débora Frassini Dias
Técnico-administrativo: Gilmara Freitas Gomes
Discente: Augusto Cristiano Crestani Lopez
Discente: Victor Paleari de Oliveira
Representante Sociedade Civil Organizada: Antônio Costa Sobrinho - Gestor de Projetos na ABINEE
Representante Sociedade Civil Organizada: Flávio Leonardo Silveira Rodrigues - Presidente do Instituto Avançar 

Dados de Contato:

Endereço: Avenida Assis Brasil, 8450, Bairro Sarandi
Porto Alegre/RS - CEP: 91140-000

Telefone: 51 3904.2600