Coordenador do Curso: Prof. Me. Ricardo Becker
Grau conferido: Tecnólogo(a) em Sistemas Embarcados
Titulação Profissional: Tecnólogo(a) em Embarcados
Conceito do MEC: Conceito 4
Ato de Autorização do Curso: Lei 12.816, de 05/07/2013 (D.O.U em 28/11/2014)
Ato de Reconhecimento: Portaria MEC nº 1.109, de 25/11/2017 (DOU de 26/10/2017)
Número de Vagas: 50 vagas anuais
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total do Curso: 2.520h + 70h de TCC
Prazo de Integralização da Carga Horária: Mínimo de 6 semestres e máximo de 10 semestres
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso não possui estágio curricular obrigatório.
NDE – Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é constituído por docentes do curso, que exercem liderança acadêmica na Faculdade, percebida na produção de conhecimentos na área e no desenvolvimento do ensino, tendo por finalidade apoiar e assessorar a Faculdade na concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.
Para atender o PARECER CONAES Nº 4, DE 17 DE JUNHO DE 2010, o Conselho Superior da Faculdade aprovou o regulamento do NDE através da RESOLUÇÃO Nº 17, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010, estabelecendo as atribuições, a constituição, a titulação, a formação acadêmica dos docentes, as atribuições do coordenador e demais orientações relacionadas às atividades do núcleo.
O Núcleo Docente Estruturante do curso superior de tecnologia em Sistemas Embarcados é composto por 5 (cinco) docentes. Todos os integrantes do NDE possuem experiência profissional no eixo tecnológico do curso, superior a 3(três) anos. O coordenador do curso é considerado integrante nato do NDE e o regime de trabalho dos docentes que compõem o Núcleo Docente Estruturante é de tempo integral ou tempo parcial, possuindo carga horária exclusiva para suas atividades.
Os integrantes do NDE foram designados pelo(a) Diretor(a), atendendo aos requisitos legais do MEC.
O NDE possui plano de trabalho semestral para atuar no acompanhamento, consolidação e atualização do PPC. Para isto o NDE se reúne periodicamente, de acordo com o plano de trabalho estipulado em ata na primeira reunião de cada semestre.
Em suas reuniões o NDE estuda e propõe a atualização periódica do PCC, por meio relatórios analíticos e de adequação de ementas, conteúdos, bibliografias, e objetivos de cada Unidade Curricular e demais componentes curriculares, considerando o alinhamento com o perfil profissional do curso, as DCNs, atos regulatórios, avaliações internas e externas e as demandas do setor produtivo.
O NDE verifica o impacto do sistema de avaliação, analisando planos de ensino, composição de notas, avaliações, estratégias de ensino, e como estes instrumentos e planejamento de aulas tem impacto na avaliação de aprendizagem na formação do discente.
A revisão instrucional do material produzido para o curso superior de tecnologia em Sistemas Embarcados é coordenada pelo NDE, aplicando uma visão transdisciplinar e conferindo unicidade aos materiais produzidos para um mesmo curso. Todas as Unidades Curriculares semipresenciais, produzidas para o curso, devem, obrigatoriamente, passar pela revisão instrucional, para garantir o atendimento pleno dos aspectos conceituais, pedagógicos, midiáticos e tecnológicos das situações de ensino e de aprendizagem que conduzirão a construção do perfil profissional do egresso estabelecido no Projeto Pedagógico de Curso.
Integrantes do NDE
Ricardo Becker - Coordenador do Curso
Titulação: Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-RS
Regime de Trabalho: Tempo Integral
Vandersilvio da Silva
Titulação: Mestre em Computação pela UFRGS
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
Leandro José Cassol
Titulação: Mestre Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS
Regime de Trabalho: Tempo Integral
Márcio José de Lemos
Titulação: Mestre
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
João Miguel Lac Roehe
Titulação: Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-RS
Regime de Trabalho: Tempo Parcial
Conselho de Curso
A coordenação didática de cada curso está a cargo do Conselho do Curso.
A composição e o funcionamento do Conselho do Curso estão descritos na seção 3 do Regimento Interno da Faculdade e na RESOLUÇÃO Nº 04 do Conselho Superior, que fixou normas complementares para seu funcionamento.
O Conselho de Curso utiliza Plano de Ação, com aplicação do método PDCA, como ferramenta de gestão para o acompanhamento da execução de seus processos e decisões, assim como a realização de avaliação periódica sobre seu desempenho, para implementação e ajustes nas suas práticas de gestão, se necessário.
Composição atual do conselho de curso de Redes de Sistemas Embarcados:
- Ricardo Becker - Coordenador do Curso e Presidente do Conselho
- Dirlei Ernane Bagestão – Representante Docente
- João Ferreira de Borba Júnior – Representante Docente
- Lucas Tomazi – Representante Docente
- Leonardo Cardozo Ferreira – Representante Discente
- Richard Zucco Santos – Representante Discente
- Anderson Andrade Carneiro – Representante Discente
Art. 13. O conselho de curso, como colegiado, reúne-se, ordinariamente, uma vez por semestre e extraordinariamente quando convocado por seu presidente, ou por requerimento de um terço de seus membros.
Parágrafo único. Na ausência do coordenador de curso, as reuniões são presididas pelo docente designado pelo coordenador de curso.
Ao conselho de curso compete:
I - acompanhar a implementação do projeto pedagógico, zelando pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
II - promover ações de estímulo, apoio e atualização do corpo docente no campo didático-pedagógico;
III - acompanhar o corpo docente e discente em questões relacionadas ao aproveitamento escolar e a inserção no meio acadêmico;
IV - opinar sobre assuntos pertinentes que lhe sejam submetidos pela direção;
V - propor à direção o desenvolvimento de projetos acadêmicos com a participação da comunidade externa;
VI - apreciar recurso encaminhado por aluno decorrente da aplicação de medidas disciplinares de afastamento temporário ou de desligamento da Faculdade;
VII - apreciar e encaminhar para aprovação da direção projetos de pesquisas; e
VIII - propor melhorias no projeto pedagógico do curso e na reorganização da estrutura curricular sempre que necessário.