Transparência SENAI

 

Você está aqui

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade curricular obrigatória, de elaboração individual e tem por objetivos oportunizar ao aluno a familiarização com a metodologia de pesquisa e seus procedimentos e uma vivência didático-pedagógica, através da mobilização e sistematização de conhecimentos, habilidades e atitudes, adquiridos ao longo do curso.

Às horas estimadas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é acrescida a carga horária estabelecida para o desenvolvimento das unidades curriculares; correspondendo a 70 (setenta) horas.

O tema a ser desenvolvido é de responsabilidade do aluno, devendo estar relacionado à área do curso e em acordo com as competências do perfil profissional de conclusão do curso. O aluno deve propor o tema antes da matrícula no TCC, preferencialmente na unidade curricular Metodologia para Elaboração do TCC (S048), preenchendo o anexo 1 do documento “Orientações para o Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso”: Proposta para Elaboração do TCC. Neste caso a proposta é item de avaliação da UC S048. O aluno que aproveitar a unidade curricular S048 ou mesmo aquele que deseja alterar sua proposta aprovada, deve preencher o anexo 1 e encaminhá-lo a coordenação para avaliação, respeitando as datas estabelecidas no calendário acadêmico.

A aprovação da proposta é pré-requisito para matrícula no TCC. O trabalho deverá ser apresentado sob a forma de monografia, artigo científico ou projeto. As orientações para o desenvolvimento do TCC constam no documento: “Orientações para o Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso”.