Você está aqui

Avaliação de maturidade: minha indústria está pronta para o 4.0?

Saiba quanto falta para chegar lá.

A 4ª Revolução Industrial chegou para tornar a indústria mais inteligente. Seu princípio é claro: a partir de tecnologias digitais, é possível conectar dados da empresa e transformá-los em informações valiosas, criar processos mais eficientes e voltar o capital humano para funções de planejamento e análise. Tudo isso tornará a indústria mais eficiente e produtiva.

Outros países, como Estados Unidos e Alemanha, já vivem essa realidade. Não é apenas uma tendência, mas um movimento sem volta: os sistemas convencionais de produção se tornarão, gradualmente, obsoletos. Para não ficar para trás, é preciso engajar a indústria brasileira no movimento em direção à Indústria 4.0, que significará um salto de produtividade e desenvolvimento no setor.

A 4ª Revolução Industrial pode parecer algo distante para muitas empresas. Mas as tecnologias e etapas necessárias fazem parte da realidade brasileira, e sua indústria pode estar mais perto do 4.0 do que você imagina. Você sabe quanto falta para chegar lá?

O SENAI, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, criou a avaliação de maturidade. É um questionário baseado em modelos internacionais para identificar a que distância sua empresa está da Indústria 4.0. 

Todos os dados informados neste formulário serão de uso exclusivo do SENAI e não serão compartilhados com terceiros. Um consultor do SENAI entrará em contato, em até 10 dias úteis, para a resposta da sua avaliação.

 

Como funciona a avaliação de maturidade?

O modelo de maturidade industrial proposto pelo SENAI se baseia no modelo desenvolvido pela Academia Alemã de Ciência e Engenharia, a ACATECH. A avaliação de maturidade é pautada em três dimensões:

1. Estratégia e Organização

2. Manufatura e Cadeia de Suprimentos

3. Modelo de Negócio, Produtos e Serviços

Portanto, este relatório contém as descrições de sua empresa em relação às dimensões acima e inclui os resultados da empresa em relação à outras empresas em nível nacional, regional e do mesmo setor produtivo.

Por fim, o relatório pontua as soluções e competências que melhor se encaixam ao perfil de sua empresa.

Terça-feira, 19 de Março de 2019 - 12h12

Deixe um Comentário

15 + 5 =