Você está aqui

Aperfeiçoamento do Processo Produtivo

A empresa gaúcha Mercobor procurou o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros para realizar o aperfeiçoamento do processo produtivo, avaliando o estado atual, levantando oportunidades de melhorias no processo produtivo e na matéria-prima para melhorar o processo de injeção de peças plásticas.

Ao final do atendimento os funcionários foram capacitados quanto à operação dos equipamentos, onde os produtos trabalhados tiveram uma redução de 25 a 50% do tempo total de ciclo. As oportunidades de melhorias foram passadas para a empresa buscando a redução dos desperdícios e aumento da produtividade e qualidade dos produtos.

Inaugurada em agosto de 1994, a planta produtiva da empresa tem atualmente 2800m² totalmente destinados ao processo de produção e armazenagem. Dando continuidade ao planejamento estratégico da empresa, em julho de 2010, iniciou as obras de ampliação da fábrica (mais 500m²) destinados à parte de pesagem e preparação das massas e em 2018 iniciou a ampliação da fábrica(mais 1500 m2) destinados a produção.  Além da ampliação da nova fábrica, a empresa tem investido fortemente no processo produtivo com as compras de novas Prensas, Injetoras e outros equipamentos.


Benefícios: 
  • Capacitação e nivelamento de conhecimentos na operação dos equipamentos e materiais utilizados na injeção de peças plásticas;
  • Aumento da produtividade;
  • Oportunidades de melhorias que buscam a redução dos desperdícios e aumento da produtividade e qualidade dos produtos.
Eduardo Scherer - Gerente Industrial

Através do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, qualificamos nossos funcionários, quanto à regulagem e utilização dos equipamentos de injeção de plásticos, aprimorando nossa qualidade e rendimento, resultando em benefícios para a Mercobor e para os nossos clientes.

Outros cases

Cuidado para não quebrar os ovos! Já imaginou um ovo em pó? Coisa de ficção científica ou filmes futurísticos?...
A Farimate (farinha de trigo com erva-mate) foi desenvolvida em parceria com o SESI, SENAI, UFRGS, Baldo S/A e...
Estudo para viabilização da utilização de uma maior quantidade de ovos em massas alimentícias nacionais.