Você está aqui

Nanotecnologia para desamassar roupas

Roupa limpa, cheirosa e… PASSADA? Com o SENAI e a Boutique de Aromas, essa parte vai ser mais fácil de resolver no dia a dia daqui pra frente. Conheça o Alisabem, o spray que desamassa roupas usando nanotecnologia.

O PROJETO

Para trazer facilidade ao dia a dia, a Boutique de Aromas, empresa de Panambi (interior do Rio Grande do Sul) que produz difusores de aromas, sachês perfumados e cosméticos para encantar pessoas através de essências, procurou o SENAI para o desenvolvimento de um produto inovador e sustentável que exclua o ato de passar roupas.

A empresa desejava que o produto envolvesse nanotecnologia para o encapsulamento dos ativos, fragrância e condicionador de roupas. Assim, as nanopartículas liberariam esses ativos ao longo do tempo, proporcionando a formação de um filme sobre o tecido, bem como a penetração das nanopartículas nas fibras, permitindo o alinhamento do tecido.

Os nanomateriais utilizados são de base sustentável, não agridem o meio ambiente e não foram testados em animais. Tudo de acordo com as pautas ambientais.

O RESULTADO

Após vários meses de pesquisas e testagens, a rede SENAI*, em parceria com a empresa, chegou no produto ALISABEM – Finalizador de Roupas: um spray para desamassar roupas com tecnologia de nanopartículas, amplamente testado e com as condições de segurança avaliadas.

Entre as diversas vantagens do produto, as principais são a economia de tempo e energia elétrica, mantendo as roupas desamassadas por um longo período de tempo, mesmo que passem por dobragens em uma mala de viagem, por exemplo. Outro benefício do produto é que ele pode ser aplicado na peça de roupa ou tecido logo antes do uso, e não necessariamente após a lavagem.

CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

Todo o projeto foi desenvolvido de acordo com as pautas ambientais. Os nanomateriais utilizados são de base sustentável, não agridem o meio ambiente e não foram testados em animais.

* Projeto de PDI feito pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do Rio Grande do Sul e ensaios feitos pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design de Santa Catarina.


Tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.

Outros cases

Selff Design - Poltrona 130-senai
11/08/2020
Criação de produto com maior apelo em design, buscando atingir novas regiões e os mercados de São Paulo e Rio...
28/09/2021
Um sistema capaz de garantir mais visibilidade da produtividade e mais segurança para pessoas e processos em a...
13/02/2020