Você está aqui

As máquinas, em grande parte das indústrias, são essenciais no processos produtivo. E se elas são tão importantes, também é de grande importância a manutenção de cada uma. Neste contexto, você conhece a Manutenção Prescritiva? Possibilitada pelas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, ela é a evolução da Manutenção Preditiva. Conheça mais sobre o assunto no artigo técnico abaixo:

Inicialmente falando, vamos lembrar que as manutenções têm como objetivo principal evitar paradas de máquinas e equipamentos de uso direto para os produtos finais das empresas, e também de suas utilidades, como sistemas de água, refrigeração, eletricidade, ar comprimido e demais instalações prediais usadas por todas as pessoas da linha produtiva ou de áreas administrativas. As manutenções são a garantia do funcionamento eficaz de seus equipamentos e de uma gestão eficiente de parte dos ativos de sua empresa.

Existem autores que as classificam como planejadas e não planejadas. As ditas “manutenções não planejadas”, por mim, saem do conceito de manutenção: são apenas práticas corretivas que solucionam um problema pontual que a verdadeira manutenção não resolveu a contento. Voltando agora às planejadas, temos principalmente:

  • Preventivas;
  • Preditivas.

As Manutenções Preventivas se baseiam no planejamento das intervenções, utilizando as programações da vida útil de algumas peças e, também, conforme o caso, o histórico das manutenções e/ou reparos dos equipamentos, a fim de reduzir falhas e quebras e, consequentemente, o aumento dos custos de produção.

Já a Manutenção Preditiva utiliza mais informações das máquinas e equipamentos, além dos dados preventivos de antes. Estes dados são obtidos através de inspeções realizadas com os equipamentos e demonstram como estas máquinas estão sendo usadas em sua empresa. Estas informações aumentam a confiabilidade na hora de decidir quando será a hora correta da intervenção e também auxiliam na gestão, pois existem casos que indicam os pontos de produção que estão sendo sobrecarregados ou operados incorretamente, levando a um desgaste maior das máquinas.

A Manutenção Prescritiva

A Manutenção Prescritiva é uma evolução da preditiva. Em um futuro próximo, a automação e a internet das coisas (bases da Indústria 4.0) serão mais comuns nas linhas produtivas, uma vez que seus custos de instalação serão mais baixos e viáveis a todos. Isto acarretará uma transformação digital que irá revolucionar a forma de obtenção dos dados de produção.

Com mais informações sendo coletadas, é certo que teremos um fluxo maior de dados e mais possibilidades de atuação nas máquinas. Porém, serão necessários também softwares mais inteligentes e com maior poder de interpretação de resultados, algo que elevará a qualidade da produção a novos patamares.

O conceito da manutenção prescritiva tomou forma juntamente com a quarta revolução industrial, pois agora estamos entrando em uma hora na qual as novas tecnologias de comunicação estão sendo levadas na palma da mão. Com o volume de informações ficando mais ágeis, podemos avaliar como cada máquina da linha de produção se comporta e como será sua eficiência no futuro.

Hoje já estamos trabalhando com processos de qualidade em todos os níveis das cadeias produtivas e de serviços também. A ISO 55000 de Gestão de Ativos é um marco divisor na história: ela define um padrão no mundo inteiro para uma gestão sustentável e consistente ao longo do tempo. Com isso, requer tenacidade para ser implementada até que reduza os custos por inatividade de máquinas, diminuindo, consequentemente, os custos de manutenção.

Na realidade, a nova manutenção já possui uma base consolidada. Mas agora, com mais dados disponíveis, podemos compreender como cada equipamento monitorado em seus pontos críticos opera durante seu processo produtivo. Com isso, é possível separar os danos pontuais de danos recorrentes, pois atuar de forma prescritiva será possível graças às novas soluções tecnológicas e com a grande capacidade de correlacionar diversos dados ao mesmo tempo.

Como exemplo simples, podemos imaginar sensores de vibração, de temperatura ou de grandezas elétricas em vários pontos de suas máquinas e equipamentos monitorando em tempo real como a máquina está atuando em sua empresa. Estas medições poderão ser analisadas por softwares com inteligência artificial e, com isso, rapidamente saberemos quando será necessária uma intervenção de manutenção.

Com a prescrição destas informações dos sensores, a quebra de máquinas tenderá a zero, os defeitos de produção serão menores e consequentemente a perda de material, perda de tempo em retrabalhos e os gastos com os insumos também tenderão a zero. Os índices de qualidade poderão ser atingidos com mais facilidade, o que gerará valores mais altos de ativos da sua marca, contribuindo nos lucros finais.

Uma manutenção a este nível é capaz de antecipar os próximos passos em ações pontuais, identificados por indicadores individuais em cada equipamento. Isso sugere relacionar informações em um nível digital que somente soluções inovadoras terão a capacidade de correlacionar e repassar aos novos técnicos. Estes dados serão analisados novamente em tempo real quando a máquina voltar a produzir após a intervenção do homem.

Estudos realizados em empresas com alto nível de automação que implementaram este modelo prescritivo mostraram interessantes resultados. Em todos os casos houve redução do tempo de manutenção e no número de falhas. Sua empresa tem a maturidade para este nível?

Para alcançar este nível de maturidade é necessário alto emprego de tecnologia. Para quem já pensa no futuro, a hora é agora!

Conclui-se, então, que é necessário de preparar os novos técnicos para esta realidade que se aproxima. Afinal, toda a tecnologia e todos os avanços em equipamentos requerem essencialmente uma mão de obra apta a se adaptar ao futuro e as mudanças, pois os resultados de suas ações serão cada vez mais ágeis, rápidos e de acesso mais democrático a todos.

Por Rosano Daniel Nunes - Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre

quinta-feira, 7 de Maio de 2020 - 10h10

Comentários

Muito interessante, devemos nos qualificar e trabalhar junto as novas tecnologias..

Deixe um Comentário

1 + 13 =