Você está aqui

Profissional de rede de computadores: quais são as responsabilidades?

Se você gosta de tecnologia e busca uma carreira com alta empregabilidade, pode trabalhar como profissional de rede de computadores. A demanda no mercado é constante, porque praticamente toda empresa precisa de alguém desse segmento.

Para começar a construir uma carreira de sucesso, o primeiro passo é se matricular em um curso na área. Você pode cursar um tecnólogo, que é uma graduação com duração de 3 a 5 anos, ou optar por um curso técnico, mais rápido e com a facilidade do ensino a distância.

Ficou interessado? Então confira nosso post e entenda melhor o que faz esse profissional, suas principais responsabilidades e quais são as oportunidades profissionais na área!

O que faz um profissional de rede de computadores?

A tecnologia é o coração de muitas empresas e, para garantir seu bom funcionamento, é fundamental contar com um profissional de rede de computadores. É função dele projetar, instalar, fazer as configurações e manutenções, além de gerenciar toda a infraestrutura de rede computadores do negócio — seja de dados locais ou de longa distância.

Quais são as responsabilidades?

O profissional de redes de computadores realiza os projetos — de pequeno, médio ou grande porte — da infraestrutura de redes de acordo com a necessidade do cliente. São diversas as suas responsabilidades dentro de uma empresa. Veja a seguir algumas delas:

  • administrar servidores e redes de dados;
  • garantir a segurança de dados, definindo políticas de acessos e controle de usuários;
  • propor soluções para melhorar o desempenho do sistema;
  • garantir o funcionamento adequado da infraestrutura de rede, evitando prejuízos ao negócio;
  • diagnosticar e corrigir falhas na rede;
  • elaborar análises de riscos;
  • desenvolver planos de contingência e recuperação.

Quais são as possibilidades profissionais na área?

Ter uma rede de computadores que funcione de forma adequada é essencial para qualquer tipo de negócio. Dessa maneira, o profissional dessa área conta com boas perspectivas profissionais e de crescimento na carreira.

Ele pode trabalhar no setor público ou privado — indústria, comércio e serviços de qualquer porte — ou ainda prestar consultoria. 

Acompanhe abaixo as possibilidades de atuação:

  • analista de suporte;
  • administrador de redes;
  • gestor de redes;
  • analista de segurança de redes;
  • gerente de projetos;
  • consultor de tecnologia.

Para quem ainda está na faculdade, a dica é procurar estágios nessa área para conhecer mais de perto a rotina de trabalho desse profissional e, assim, ganhar experiência. Dependendo do seu empenho, pode até mesmo ser contratado pela mesma empresa assim que tiver o diploma em mãos.

Demanda é alta por esses profissionais

estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco, mostrou que a demanda de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) — como os profissionais de redes de computadores — será 35% superior à oferta, em 2019, no Brasil.

Isso significa que vão faltar profissionais qualificados. Ou seja, investir nesse segmento é uma excelente escolha de carreira.

Importância de se especializar

As possibilidades de ascensão profissional aumentam para aqueles que não param de estudar, buscando cursos de pós-graduação, como as especializações. A área é muito dinâmica, e sai na frente quem se mantém atualizado, aprofundando conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais.

O profissional de rede de computadores pode atuar em diversas áreas e em diferentes tipos de negócio. Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a demanda pelo tecnólogo desse segmento tende a crescer ainda mais.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre essa carreira? Se tiver algum questionamento, deixe seu comentário no post!


Por Redator Senai
segunda-feira, 25 de Novembro de 2019 - 16h16

Deixe um Comentário

7 + 0 =