O vice-presidente do Sistema FIERGS e empresário Clovis Tramontina ressaltou o papel transformador da educação profissional. “Que potencial teremos para o futuro. Aos jovens que estão chegando, quero dizer que é uma grande oportunidade. Terão uma formação de excelência”, disse. O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, afirmou que a nova unidade também contribui para o desenvolvimento no município. “É um movimento que alia investimento, educação e qualificação de jovens, colaborando para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou.
Nas paredes da sala de aula, réplicas de certificados do Senai-RS do empresário Zini, das décadas de 1970 e 1980, servem de incentivo aos novos alunos. O instrutor do Senai-RS Marcelo Ferreira ressaltou os benefícios da aproximação entre ensino e indústria nesse modelo. “Os alunos têm contato direto com os funcionários e com as tecnologias que a empresa disponibiliza”, explicou.
Os estudantes Kauã Piccoli da Silva, 17 anos, e Stefani Baller Zanchet, 16, demonstraram entusiasmo com a iniciativa. Para eles, vivenciar na prática o conteúdo aprendido é um diferencial. “É a primeira vez que acontece na Sazi, espero aprender bastante”, disse Kauã. “As expectativas são as melhores possíveis”, completou Stefani.
Com esta unidade, chega a 23 o número de núcleos do Senai-RS instalados dentro de indústrias em todo o estado, com atendimento direto no ambiente produtivo. O espaço conta com sala de aula e maquinário para a formação dos alunos.





