A Rede RS Indústria 4.0 realiza, na próxima quinta-feira (16), em Pelotas, uma série de atividades gratuitas com empresas, instituições de ensino e órgãos públicos para fortalecer a agenda de inovação da região e promover um ambiente colaborativo entre diferentes setores.
Pela manhã, o encontro ocorre no Pelotas Parque Tecnológico, às 8h. À tarde, das 14h às 17h, serão realizadas visitas técnicas às empresas Garten Automation, Companytec e Josapar. A programação será encerrada à noite, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), às 19h. Inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/ind_Rede_40.
A iniciativa reúne momentos de compartilhamento de experiências sobre transformação digital, automação, inovação e desenvolvimento tecnológico. As próprias empresas da Região Sul apresentarão desafios reais, soluções implementadas e resultados obtidos.
GARGALO APONTADO PELA INDÚSTRIA LOCAL
A realização das atividades em Pelotas dialoga com desafios já apontados pelas indústrias da região. Durante a primeira edição do Rota FIERGS no sul do estado, realizada em setembro de 2025, duas das seis prioridades definidas pelos industriais estavam relacionadas ao fortalecimento da inovação e da capacidade tecnológica regional.
Entre elas estavam propostas voltadas ao desenvolvimento da biomanufatura industrial e à ampliação da inovação em micro e pequenas empresas por meio da aproximação com estudantes.
Nesse contexto, a programação da Rede busca aproximar empresas, instituições de ensino e demais atores do ecossistema de inovação, fortalecendo um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e à competitividade da indústria regional.
O QUE É A REDE RS INDÚSTRIA 4.0?
Criada em 2018, a Rede RS Indústria 4.0 conta atualmente com governança própria e recebe apoio técnico da Federação, por meio do Senai-RS. Ela reúne mais de 45 representantes de diferentes segmentos da indústria gaúcha, entre entidades de classe, instituições do Sistema S, órgãos públicos, universidades, empresas e associações. O grupo desenvolve ações conjuntas para ampliar a adoção dos conceitos da Indústria 4.0 no Rio Grande do Sul.


