Você está aqui

O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário estará na Fimma 2019 - Feira Internacional de Máquinas, Matéria-Prima e Acessórios para a Indústria Moveleira, que será realizada de 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves. Parceiro das empresas do setor, o Instituto Senai terá participação em três projetos: Fimma Marceneiro, Mobstone  e Fábrica em Ação. Além disso, contará com um estande, apresentando seus serviços técnicos e tecnológicos, entre outras ações, e terá palestras de seus profissionais no Workshop Fimma. O espaço estará no Pavilhão B, rua 13, e terá exposição de projetos da consultoria tecnológica entre outros projetos. 

A participação do Instituto no Fimma Marceneiro, uma fábrica em tempo real que acontece pela terceira edição, será na apresentação do layout fabril com equipamentos que atendem uma marcenaria. No espaço serão projetadas peças do mobiliário sob medida de acordo com três ambientes do Abrigo Municipal de Bento Gonçalves.

Já a Fábrica em Ação, realizado pela Affemaq – Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis, apresentará aos visitantes uma fábrica em pleno funcionamento, produzindo móveis em tempo real. O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário fez o alinhamento dos produtos para processos e fornecedores, elaborou o layout da  fábrica a partir do roteiro da fabricação, com seleção de equipamentos, definição do sistema de produção, e ainda fará o acompanhamento da fábrica durante o evento, com dois técnicos coordenado a produção e apoiando nas explicações de funcionamento da fábrica. 

A Fábrica em Ação, que terá apresentações diárias às 14h, 16h e 18h, integra as diferentes soluções oferecidas pelas empresas associadas e parceiras da Affemaq, organizadas em células de produção: corte, borda, furação, pintura UV, pintura à pistola, impressão digital, montagem e embalagem. Haverá visita guiada explicando cada etapa do processo ao visitante que poderá avaliar o móvel pronto e esclarecer dúvidas com cada fornecedor. Além da grande interação com o público, a ação também resultará em uma ação social: os móveis produzidos durante a Fimma serão doados para entidades beneficentes da região.

No Mobstone, a participação do IST é pelo analista Augusto Crespi,  desenvolvedor de um dos projetos que será apresentado durante a exposição, promovida pela Movergs, com apoio do Sindmóveis. A empresa parceira é a Móveis Heitor,de Paraí-RS, que vai expor a coleção Louvre desenvolvida pelo designer do Instituto. O evento tem como objetivo incorporar a rocha no mobiliário, aproximando fornecedores e a indústria através de designers. A proposta é potencializar ganhos em escala e maximizar os produtos das cadeias produtivas envolvidas, bem como agregar valor aos seus produtos.

O Senai ainda estará no Workshop Fimma no dia 27, às 14h, com a palestra o Caminho da Indústria 4.0 para o setor moveleiro, de Rafael Almeida de Souza e no dia seguinte (28), às 14h, Inovação pra quê? Novas soluções aplicadas ao setor moveleiro, pelo analista técnico do Senai Augusto Crespi. 
 

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2019 - 13h13