Você está aqui

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS),  Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs) e o Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo (Porto Alegre) possibilitou a formação de 26 costureiras industriais e novas oportunidades. O diretor do Sivergs, Rogério Bertoli, destaca que a ideia era buscar qualificação para a área. “E é cada vez mais difícil conseguir mão de obra qualificada. No nosso mercado às vezes temos uma venda grande, um evento, e precisamos de profissionais rapidamente e não temos à disposição”, explica.  Assim surgiu a ideia de buscar a ajuda do Senai-RS, por meio da Unidade Móvel, e levar ao Núcleo, a fim de capacitar mão-de-obra para indústrias  da região. 

A Unidade Móvel de Costura Industrial foi deslocada ao Núcleo, que buscou os alunos. O curso básico de Costura Industrial, de100 horas, conta com duas turmas, uma em cada turno e que formará até o dia 5 de julho 26 novas costureiras aptas a participar da seleção das 11 empresas do setor localizadas no bairro. “Fiquei sabendo deste curso e me interessei. É uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho já que estou há quatro anos desempregada. Eu era vigilante e agora pretendo entrar nesta área. Aqui na Zona Sul não temos muitas oportunidades e com a unidade móvel facilitou bastente”, conta Rejane Aguiar, que frequentava o Núcleo para levar a neta em atividades no local.

Lilian Gomes conta que sempre gostou de costura, mas que nunca tinha tido oportunidade de aprender. “Eu gosto desde pequena. Minha tia tinha uma máquina das antigas, mas ela não deixava eu mexer porque desregulava e era muito caro para regular. Se eu tiver a oportunidade,  trabalharia na área sim. Estava desempregada há quase dois anos e agora tenho esta chance.”, ressalta. 

O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, destaca a importância da parceria entre o Senai-RS, o Sivergs e o Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo. “Cada um entrou com uma ação para possibilitar a formação de pessoas que estavam sem colocação e sem emprego, elas estão se qualificando e possivelmente grande parte desses alunos serão contratados por indústrias têxteis e de vestuário próximas do local da realização deste curso”, disse ele. “É uma iniciativa que se reveste também de uma ação social importante em que nós cumprimos nossa missão de formar um profissional qualificado para a indústria do vestuário”, ressalta Trein. 

Além disso, a ação mostra a mobilidade da instituição, que conta hoje com 19 unidades móveis que oferecem cursos de Panificação e Confeitaria, Soldagem, Construção Civil, Automação Industrial, Confecção (Têxtil), Usinagem a Comando Numérico Computadorizado (CNC), Trabalho em Altura e Espaço Confinado, Mecânica de Refrigeração e Mecânica Automotiva. Também serão atendidas demandas de Eletrônica e Automação Residencial e de Mecânica de Motocicletas, com unidades móveis que estão em estruturação. Todas contam com máquinas e equipamentos de tecnologia de ponta e material didático que permitem capacitar e qualificar profissionais. “Por meio de suas unidades móveis o Senai-RS estabelece o compromisso permanente de que a educação profissional e o desenvolvimento técnico e tecnológico têm que estar ao alcance de todos. Este recurso possibilita ao Senai-RS chegar ao mais distante município do Estado, democratizando o acesso à profissão e atendendo às demandas da indústria do Rio Grande do Sul”, explica o diretor-regional.

Publicado quarta-feira, 26 de Junho de 2019 - 15h15