Você está aqui

No dia 20 de julho, haverá uma aula aberta da Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Aplicada à Indústria 4.0, no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo. O evento, intitulado Inovação em Tecnologias Digitais: Níveis de Maturidade, a partir das 9h, terá palestra do chefe de pesquisas do Instituto, Vitor Nardelli, que vai falar sobre  TRL - Technology Readiness Level: Métodos para a estimativa de maturidade tecnológica em projetos orientados para a indústria. Desenvolvimento do ecossistema da Indústria 4.0 no Rio Grande do Sul será o tema do professor da Ufrgs, Néstor Fabián Ayala, e o gerente operacional do Instituto Senai de Inovação, Victor Gomes, vai abordar  Digital Lean Manufacutring: Abordagem Digital para Eficiência de Processos. O engenheiro do Instituto, Bruno Trasatti, vai falar sobre A Visão Computacional aplicada à Rastreabilidade de Defeitos.  A última parte do evento será para a apresentação de cases de Tecnologias Digitais das empresas Maxiforja, Grendene, General Motors e AGCO. A inscrição para a aula aberta é gratuita e deve ser feita pelo email isi.metalmecanica@senairs.org.br.

O pós em Engenharia Aplicada à Indústria 4.0 está com inscrições abertas para o próximo semestre. O curso de 360 horas terá aulas aos sábados no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo, a partir de 14 de setembro. O pós é dirigido a gestores da indústria com formação na área tecnológica e busca discutir os desafios e as oportunidades nesta área. Fruto de parceria entre a Faculdade Senai de Tecnologia e o Instituto, o curso tem como objetivo ainda aplicar ferramentas, conceitos e tecnologias 4.0 e obter conhecimento para auxílio à tomada de decisão relacionada às premissas tecnológicas da indústria 4.0.

Durante as aulas, os alunos terão contato com recursos tecnológicos de vanguarda e desenvolverão atividades, utilizando ferramentas de manufatura digital, robô colaborativo sensitivo, sistema de captura e análise de movimento, ferramentas de sensoriamento e rastreabilidade, prototipagem metálica e polimérica, entre outros. O curso é composto por 12 disciplinas que integram a teoria e a prática em laboratório de Manufatura Avançada, laboratório de Tecnologias de Interação, laboratório de Fabricação, nos quais são usados equipamentos de última geração, como por exemplo: impressora 3D Metal, centro de usinagem cinco eixos, robô colaborativo, sistema de captura e análise de movimento, etc.

Informações: senairs.org.br/pos-graduacao.

Publicado quarta-feira, 10 de Julho de 2019 - 15h15