Setenta técnicos participaram, na última sexta-feira (30), na Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul, de capacitação para a edição 2019 do Torneio de Robótica First® Lego® League (FLL). Eles receberam explicações sobre o que é o FLL, as responsabilidades dos técnicos, as regras do torneio e orientações sobre a montagem das equipes. O tema da competição neste ano é City Shaper.
Estudantes de 9 a 16 anos serão desafiados a pensar em cidades inteligentes e sustentáveis e buscar inovações para criar um futuro melhor para todos. Desde 2013, o Serviço Social da Indústria é operador oficial do torneio no Brasil, responsável pelas etapas regionais e nacional. Nos dias 29 e 30 de novembro, ocorre o torneio para as equipes do Sesi-RS, em Esteio. Já na disputa que envolve competidores de garagem, escolas públicas e privadas, ocorre na Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro, nos dias 6 e 7 de dezembro. Os dois eventos classificam para a etapa nacional.
Em cada torneio, os estudantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir 14 missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Desde 2013, foram mais de 17 mil estudantes de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo.
O FLL desafia crianças e adolescentes a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.


