Você está aqui

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) teve 12 propostas de consultorias aprovadas para receber recursos do Projeto e Programa Prioritário de Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo do Senai no âmbito do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. O objetivo é encontrar soluções para aumentar a produtividade de indústrias fornecedoras da cadeia produtiva do setor automotivo . São 11 propostas de Lean Manufacturing com foco no incremento de produtividade do processo produtivo, sendo que nove serão atendidas pelo Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul e duas, pelo Instituto Senai de Tecnologia de Calçados e Logística Industrial, de Novo Hamburgo. Além desses, uma proposta de consultoria de digitalização e conectividade será atendida pelo Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo. As consultorias iniciam a partir de julho e terão duração máxima de seis meses.

Empresas do segmento automotivo com intenção de receber consultorias gratuitas em manufatura enxuta e digitalização podem se candidatar no novo ciclo de submissão de propostas de consultorias que estará aberto entre os dias 1º a 15 de julho de 2020 por meio da plataforma do Edital de Inovação para Indústria.

O programa Rota 2030 é parte da estratégia elaborada pelo governo federal para desenvolvimento do setor automotivo. O objetivo é ampliar, de forma progressiva, a inserção global da indústria automotiva brasileira por meio da exportação de veículos e autopeças até que o país esteja inteiramente inserido e no estado das artes da produção de veículos automotores no mundo. Dentre os pilares do programa está o regime de autopeças não produzidas no País, que isenta do Imposto de Importação para a compra de autopeças sem produção nacional equivalente. As empresas beneficiárias do regime de autopeças devem escolher aportar os recursos obrigatórios em um programa prioritário. A previsão é arrecadar R$ 1 bilhão em cinco anos. Foram selecionadas quatro instituições para realizar ações de melhoria na cadeia automotiva com esses recursos: o Senai, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Publicado sexta-feira, 8 de Maio de 2020 - 15h15