Você está aqui

Tecnologia e Inovação na perspectiva do Senai-RS

A tecnologia e a inovação seguem como norte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) em 2021. Durante 2020, o Senai gaúcho atendeu 1.751 empresas em 207 mil horas técnicas e desenvolveu 56 projetos de pesquisa e inovação. “Atendemos o número de empresas planejado, o que quer dizer que, mesmo com a pandemia, as indústrias buscaram a tecnologia e o Senai como parceiro”, ressalta o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “Em 2021 vamos crescer ainda mais no atendimento a essa área sobre uma base que não é pequena”, disse.  O Senai vem se preparando para melhor atender as demandas tecnológicas das empresas. Neste sentido, 42 unidades do Senai-RS foram modernizadas, com o alinhamento de suas estruturas às indústrias da região. “É um investimento grande, deixando as unidades aptas a incorporar as tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, ampliando a oferta e a diversificação de novos cursos”, destaca Trein.

O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, teve 38 projetos aprovados nos três ciclos. A segunda edição foi lançada em outubro deste ano, ainda está recebendo inscrições. Já o Programa de Eficiência em Substâncias Restritas, em sua primeira rodada teve a participação de 17 empresas, todas da cadeia produtiva da Usaflex, parceira do Senai no programa, para 15 substâncias diferentes analisadas em 139 ensaios. Também em 2020 o Senai teve duas acreditações: o Instituto de Tecnologia em Petróleo Gás e Energia foi reconhecido, em maio/2020, pelo Inmetro como laboratório habilitado para realizar o controle metrológico legal de medidores de gás do tipo rotativo e turbina (Portaria Inmetro nº 114:1997).  E o Laboratório de Ensaios Microbiológicos do Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, sediado em Porto Alegre, foi acreditado junto à Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro conforme requisitos da norma ISO/IEC 17025.

A Educação do Senai buscou ampliar sua abrangência de forma virtual, com reforço do ensino EAD com simuladores e outras tecnologias, possibilitando novas ofertas de cursos. Foram 60 mil matrículas realizadas, 14, 5 mil gratuitas e 17 mil em EAD, sendo 1,36 mil em cursos técnicos. A fim de bem atender seus alunos, o portfólio foi adaptado para o momento com 197 cursos de Iniciação e 221 de Aperfeiçoamento e 14 títulos de técnicos na modalidade presencial e 13, em EAD. Durante este ano, os alunos foram premiados no Desafio Senai de Projetos Integradores com o 2º lugar, na categoria Aprendizagem Industrial Básica, com o Fixador de Cabedal para Montagem de Calçados, e o 3º lugar, na mesma categoria, com o Sistema Automatizado de Corte de Correntes para Joias e Bijuterias. Nas Seletivas WorldsKills Shangai, os alunos Carlos Augusto Corrêa Junior (Tecnologia de Midia Impressa) e Luan Gottens (Manutenção Industrial) foram medalha de ouro em suas ocupações. E o aluno Joacir Oliveira, do Senai de Sapucaia do Sul, ganhou a medalha de bronze em Modelagem de Protótipos. As provas serão retomadas em março do próximo ano.

Outro destaque de 2020 foi a luta do Senai no combate e prevenção ao coronavírus. Por meio de voluntariado e parcerias com empresas o Senai fabricou e entregou até o momento 3,7 mil protetores faciais; 7,5 mil uniformes hospitalares, 132 mil máscaras de TNT, 4,6 mil máscaras de tecido e 1,9 mil unidades de álcool glicerinado 80%.  O Senai gaúcho participou da frente que integra a rede nacional que está auxiliando na manutenção de respiradores/ventiladores pulmonar hospitalar já existentes, também formada por empresas e universidades. No RS, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica conduziu a ação que consertou e entregou 115 aparelhos.

Publicado quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 - 16h16