Você está aqui

Chamada IoT – Eficiência Industrial tem 11 projetos aprovados

A chamada IoT – Eficiência Industrial, iniciativa do Senai e BNDES, por meio do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, com sede em São Leopoldo, teve 11 projetos aprovados. O edital tem como objetivo promover o desenvolvimento de  tecnologias IoT em produtos e processos, para aumentar a eficiência e competitividade da indústria nacional, por meio da realização de projetos cooperativos para desenvolvimento tecnológico e da difusão de tecnologias digitais.

A chamada recebeu de 1º de dezembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021 um total de 56 propostas de projeto, oriundas de 37 empresas de todo o Brasil. Deste total, 11 foram aprovados em três categorias: To Go – aplicação de tecnologias IoT para demandas transversais, previamente estruturadas pelo Instituto (cinco); On demand - desenvolvimento de demanda específica de uma empresa, em uma das áreas temáticas descritas no edital (quatro), e Alliance - projeto específico, a ser desenvolvido por duas ou mais empresas em uma das áreas temáticas do edital. As empresas contempladas são FCA Fiat Chrysler Atutomóveis Brasil Ltda (MG), Dana Indústrias Ltda (SP), Seg Automotive Components Brazil Ltda (SP), ArcelorMittal Brasil S/A (MG), Alliage S/A Indústrias Médico Odontológica (SP), Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda (SP), IMS Soluções em Energia Ltda (RS), Master Sistemas Automotivos – Randon (RS), Vitau Automation Sistemas de Automação Ltda (MG) e Braspowertech Soluções Tecnológicas (SP). Com início previsto para fevereiro, os projetos serão desenvolvidos em 12 meses.

O estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil, realizado pelo BNDES em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), aponta a tecnologia como estratégica para o país. De acordo com o trabalho, até 2025, o impacto potencial no Brasil do uso de IoT é de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões por ano. A avaliação é que a tecnologia é capaz de produzir mais efeitos positivos do que a robótica avançada, as tecnologias cloud e a internet móvel.

A internet das coisas é uma tecnologia que conecta objetos físicos e virtuais e os permite processar dados, tornando-os inteligentes. O uso de IoT nas empresas vem ganhando espaço no Brasil e no mundo devido à evolução progressiva de recursos tecnológicos já disponíveis, que estão se tornando mais acessíveis.

Conheças as empresas e projetos aprovados.

Publicado quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021 - 16h16