Você está aqui

Uma fábrica dentro da Mercopar: modelo de processo fabril para Indústria 4.0 será apresentado durante a Feira

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, contará com uma nova atração: a Célula Conceito Indústria 4.0. Iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Senai-RS e o Sebrae-RS, o espaço irá aproximar as premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrar que é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, visando ao aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade.

Para o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, o espaço irá materializar os ganhos da utilização de tecnologias habilitadoras da manufatura avançada. “Será a primeira vez que a Mercopar demonstrará ao público um processo fabril real. As pessoas terão a oportunidade de visualizar os diferenciais e a agilidade que a tecnologia pode proporcionar para a indústria”, afirma.

A Célula Conceito Indústria 4.0 é um projeto que vai iniciar durante a Mercopar 2021 e tem como objetivo ser implantado em uma fábrica real. De acordo com o professor Néstor Ayala, coordenador da Rede RS Indústria 4.0, o diferencial da proposta da célula é que, em outras exposições, o produto era criado especificamente para mostrar as tecnologias da Indústria 4.0. “Quando vamos resolver o problema de uma empresa, o produto normalmente não pode ser adaptado. São as tecnologias que devem se adaptar para montar o produto. E o nosso demonstrador fará isso”, explica Ayala. Ainda segundo o professor, o trabalho de colaboração que será realizado entre os fornecedores servirá tanto para gestores, quanto para as empresas entenderem o trabalho de cada um na implantação da Indústria 4.0 dentro das fábricas. “A Indústria 4.0 é um quebra-cabeça que deve ser montado. Por um lado, pelo cliente, que precisa entender o processo de montagem e, por outro, pelas empresas, que têm a necessidade de saber que fazem parte do processo. Esse é o grande desafio da Indústria 4.0”, ressalta.

Especialistas do Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul, serão os responsáveis por integrar as tecnologias que as empresas fornecedoras irão apresentar. Conforme o diretor regional do SENAI, Carlos Artur Trein, o grupo de trabalho recebeu o desafio de produção, que irá resultar em um produto de mercado. “Está sendo desenvolvido o projeto e a construção da célula, que irá produzir um produto real, com a utilização das tecnologias habilitadoras da manufatura avançada, como Sensores, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Processamento em Nuvem (cloud computing) entre outras”, explica. Ao final da Mercopar 2021, a empresa que apresentou o desafio utilizará a célula em seu processo de fabricação. “Com isto, esperamos contribuir para a disseminação tecnológica e a desmistificação da Indústria 4.0”, afirma Trein.

COMO IRÁ FUNCIONAR
A Metal Work, empresa Multinacional sediada em São Leopoldo - que oferece, entre os seus produtos, atuadores pneumáticos, elétricos, lineares e rotativos, válvulas de segurança para máquinas, sistemas flexíveis para manipulação, unidades pickandplace e terminais de válvulas inteligentes/IOT/Ind.4.0 - apresentou o desafio de automatizar o processo de montagem de uma válvula pneumática, peça utilizada em diversas máquinas, principalmente aquelas que exigem movimento. O espaço apresentará a montagem das peças a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial. A projeção é de 64 válvulas pneumáticas produzidas por hora, durante os três dias da Mercopar. As soluções tecnológicas serão fornecidas por 13 empresas fornecedoras. Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classifica quais são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA SANITÁRIA
Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os protocolos para a sua realização em meio a pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento.

SOBRE A MERCOPAR
A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R$ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.

Mais informações podem ser obtidas no site da Mercopar

Publicado quinta-feira, 5 de Agosto de 2021 - 16h16