Você está aqui

Instituto Senai Polímeros integra Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, localizado em São Leopoldo, sediou nesta quinta-feira a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a empresa 2DM, no âmbito da Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno.  A 2DM é uma empresa de Singapura dedicada à tecnologia do grafeno, uma spin-off do grupo de pesquisa de Singapura, e que passa a integrar a rede, juntamente com a Consultoria Planar, que conta com os dois principais cientistas do mundo no tema (Antônio Hélio de Castro Neto e Konstantin Novoselov).

A rede foi criada para incentivar o desenvolvimento de novas aplicações industriais ao grafeno, o material do futuro.  Há um amplo espectro de setores industriais potencialmente beneficiados pela exploração de tecnologia, como o setor têxtil, automotivo, aeroespacial entre outros. A rede oferece um ecossistema de inovação com competências tecnológicas complementares em 15 unidades Embrapii, entre eles o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, com infraestrutura e profissionais altamente capacitados para inovar com o material em diversas áreas, entre elas, eletroquímica, metalurgia e ligas especiais, desenvolvimento de materiais de alto desempenho, eletrônica de alta frequência, energia limpa e novos dispositivos eletrônicos.

“O grafeno tem importância e aplicação crescente na substituição vantajosa de uma série de materiais, onde a funcionalidade exige simultaneamente grande leveza e extrema resistência. E o Senai procura acompanhar estas tendências para repassar a tecnologia às empresas gaúchas e brasileiras”, destaca o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.

Publicado quinta-feira, 26 de Agosto de 2021 - 16h16