Você está aqui

Porto Alegre sedia Seletivas WorldSkills

De 6 a 10 de dezembro, cinco ocupações terão alunos do Senai-RS definindo se serão os representantes do Brasil na WorldSkills Shangai 2022, que acontece em outubro do próximo ano. Duas delas acontecem em Porto Alegre: Tecnologia de Mídia Impressa (Senai Artes Gráficas) e Carpintaria de Telhados (Senai Construção Civil). As demais ocupações são Eletrônica, Mecatrônica e Sistemas Drywall e Estucagem. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. 

No Senai Artes Gráficas, em Porto Alegre, o aluno Carlos Augusto da Silva Corrêa Júnior vai disputar a vaga para Shangai em Tecnologia de Mídia Impressa. Treinado por Victor Bernardo, Carlos tenta seguir a tradição de ter um competidor gaúcho nesta ocupação. Também na semana que vem, o aluno Vinícius Schneider Borges tenta ir para China na ocupação Carpintaria de Telhados, no Senai Construção Civil, também na capital gaúcha. Ele é treinado por Deividi Radanovic dos Santos.

Por falar em tradição, a ocupação Mecatrônica tem o Rio Grande do Sul como forte concorrente, inclusive com medalhas de ouro no mundial. Desta vez, a sede da empresa Festo, em São Paulo, será o palco da disputa que pode novamente levar dois gaúchos, Djonatan Meinicke e Rafael Guarese Sasseti, para a WorldSkills. A dupla é treinada por Altamiro Antonio Mattana.

Enrique da Silva Silveira  é o representante do Senai-RS em Sistemas Drywall e Estucagem, e vai disputar a representação brasileira no Senai de Cuiabá, com o treinador Anderson da Silva Campos.  Ainda na próxima semana, também no Mato Grosso, o competidor Erick Silveira Gonzaga estará em disputa na ocupação de Eletrônica, treinado por Renan Rolim Walenczuk.

A WorldSkills Shangai será realizada de 12 a 17 de outubro de 2022. A competição foi idealizada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, e criada em 1950 com o intuito de incentivar jovens a adquirir conhecimentos técnicos necessários para reparar um mundo devastado pelas batalhas militares.  Jovens de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente se reúnem para disputar medalhas em diferentes modalidades. A definição dos competidores brasileiros acontece até março de 2022.

A última edição da competição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019. Mais de 1.300 competidores de 63 países, em 56 modalidades, participaram do evento. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou duas medalhas de ouro, cinco pratas e seis bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente.

Publicado quarta-feira, 1 de Dezembro de 2021 - 12h12