Você está aqui

Docentes do Haiti recebem diploma do Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) encerrou nesta sexta-feira (1º) a capacitação de 30 docentes do Haiti para atuarem em seu país de origem, com a diplomação na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Essa é mais uma etapa do Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti, assinado em 2016, entre o Senai e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que em fevereiro teve a vinda de 12 representantes do Instituto Nacional de Formação Profissional (INFP) daquele país. O Senai gaúcho é o responsável pela execução técnica e operacional do programa. “Este projeto sobreviveu a terremotos, maremotos, furacões e crises sociais. Esta manhã é de grande emoção, por isto”, lembrou o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “Só se muda um país com educação. E vocês são sementes para esta mudança no seu país”, destacou.

A representante da Superintendência de Negócios Internacionais do Senai Nacional, Débora Fialho Bais, agradeceu o empenho e competência do Senai gaúcho no acolhimento e capacitação dos haitianos. “É gratificante saber que o conhecimento daqui vai fazer parte do conhecimento de um país”, disse ela. A capacitação dos instrutores do Instituto Nacional de Formação Profissional do Haiti teve uma etapa de 100h realizada remotamente em março por meio de web aulas e culminou com 320h distribuídas em oito semanas de atividades presenciais e práticas em escolas do Senai e visitas técnicas a empresas industriais do Rio Grande do Sul, em maio e junho. O objetivo do projeto é compartilhar a expertise brasileira para qualificar a força produtiva do Haiti. A capacitação se refere aos fundamentos tecnológicos e principais processos de cinco áreas: Metalmecânica, Refrigeração, TI, Construção Civil e Automotiva.

“Durante todas as atividades, os nossos colegas haitianos demonstraram muita competência, dedicação e interesse não só em desenvolver suas competências técnicas, mas principalmente, vivenciar, na prática, a Metodologia Senai de Educação Profissional, a fim de levar para o Haiti o jeito ‘Senai de Educar’, destacou o gerente técnico de Desenvolvimento Educacional, Claiton Costa.

Em nome dos alunos, Jean Baptiste Windeur, disse que todos ali tem o sonho de mudar um país. “Sabemos que são em cada cidadão e com pequenas mudanças, que vamos conseguir isso”, disse.

O projeto faz parte da Cooperação Internacional entre Brasil e Haiti e que tem estruturado em diversas etapas.

Publicado sexta-feira, 1 de Julho de 2022 - 16h16