Você está aqui

Com o desafio de melhorar o processo de estampagem, o projeto Estampagem quente automatizada foi o primeiro colocado no Inova Senai 2022, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Eventos FIERGS. O trabalho dos alunos Ágata dos Santos, Caroline de Meira, Isadora Lopes e Miguel da Cruz, sob a orientação dos instrutores Everton de Brito e Gladisson de Oliveira, do Senai Panambi, reduz o custo da produção e manutenção e como consequência diminui os impactos ambientais e proporciona melhoria na ergonomia dos operadores. O projeto venceu outras 31 soluções a desafios levados por indústrias de diversos setores para alunos de aprendizagem industrial e cursos técnicos de várias regiões do Estado.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de desafios de indústrias parceiras e teve a participação de estudantes de duas ou mais áreas. “A intenção além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.

Em segundo lugar e vindo do Senai São Sebastião do Caí ficou o projeto Automatizar e otimizar sistema de montagem de capas de vassouras. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Ruan Otávio Klein, Miguel da Silva, Maria de Souza, Brenda Dandolini e Andrielly de Melo, orientados pelos instrutores Juliano de Vargas e Giselda Silveira, e visa criar um projeto capaz de se adaptar a qualquer modelo de vassoura. Dry Screw, de Érica de Camargo, Caroline Appelt, Felipe da Silva, João Pedro Selong e Eduardo Tomkiel, ficou em terceiro lugar, busca solucionar o problema de uma empresa parceira que consiste na lubrificação de parafusos, o tempo gasto no processo, a falta de padronização, desperdício de material e o sistema manual. O projeto, que foi orientado por Alexandre Lunardi, foi idealizado no Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, de Bento Gonçalves.

Outro destaque da premiação do Inova Senai 2022 foi o projeto mais popular: Desafio de automação + Velocidade + Ergonomia – Custos, das unidades de Farroupilha e Garibaldi. O trabalho de Ananda Generoso, Arthur Strassburger, Luis Gustavi, Mateus Bertolini e Sandro Luis, teve orientação dos instrutores Tiago Fachini e Edison Bergonzi. A proposta foi aumentar a produtividade de um processo em 100% passando da fabricação de uma peça a cada 4 minutos, para duas peças no mesmo tempo.

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 8 de Dezembro de 2022 - 16h16