Você está aqui

Inscrições abertas para cursos técnicos do Senai-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está com inscrições abertas para cursos técnicos em várias regiões. São vagas em 22 cidades do Estado, em áreas como Automação Industrial, Mecânica, Química, ​Vestuário, entre outros.  Há expectativa de crescimento do emprego industrial neste ano e profissionais de nível técnico estão entre os com maior aumento na demanda por formação. A análise foi feita pelo Observatório Nacional da Indústria, hub de dados do Sistema Indústria, com base no Mapa de Trabalho Industrial 2022-2025, que aponta que no Rio Grande do Sul, a necessidade é de 5 mil profissionais. Os cursos técnicos têm duração média de um ano e meio, podendo chegar a dois anos, e têm como pré-requisito o aluno estar cursando ou já ter o ensino médio completo. Eles preparam o indivíduo para o exercício de uma profissão por meio de uma metodologia de ensino bastante prática e voltada para o mercado de trabalho.

O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destaca que mais de 95% das indústrias gaúchas estão precisando de profissionais e há um grande número de pessoas desempregadas no Estado. O problema é a falta de qualificação. “O Senai conta com cursos em todas as áreas industriais que podem qualificar essas pessoas e colocá-las no mercado de trabalho”, ressalta.

O Senai-RS conta com laboratórios com equipamentos de ponta, além de recursos didáticos atualizados como livro digital, realidade aumentada, simulador 3D, laboratório remoto, jogos interativos e ferramentas de comunicação síncrona. Nos cursos semipresenciais, os alunos terão acesso a tecnologias educacionais, animações e recursos interativos. Combinando teoria e prática, reproduzem a realidade da indústria, preparam os profissionais complementando conhecimento em novas tecnologias com habilidades de liderança e comunicação. As capacitações do Senai são uma opção para potencializar a inserção no mercado de trabalho.

As cidades que têm a oferta de cursos técnicos do Senai-RS são Porto Alegre, Gravataí, ​Cachoeirinha, São Leopoldo, Erechim, Estância Velha, Montenegro, Bento Gonçalves, Caixas do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Lajeado, Panambi, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Sapucaia do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Bagé, Novo Hamburgo, Esteio e Santa Maria.

Mais informações: https://www.senairs.org.br/cursotecnico ou pelo telefone 0800 051 8555

Publicado quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023 - 18h18