Você está aqui

Novos equipamentos aproximam ainda mais o Senai da Indústria 4.0

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) recebeu, neste começo de 2023, equipamentos que possibilitam a preparação de profissionais para atuarem em qualificações requeridas no cenário da Indústria 4.0. São 35 bancadas didáticas 4.0, dez robôs colaborativos e cinco robôs móveis autônomos (AMR Robots – considerados a evolução do AGV) que estarão nas unidades do Senai em todo o Estado. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destaca que além da compra dos equipamentos, houve a modernização da estrutura da instituição. “Emergimos do período pandêmico mais modernos, tecnológicos, seguros, acessíveis, confortáveis e adaptados à indústria”, destaca Trein.

As bancadas didáticas possibilitam aos alunos usarem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, além de simularem um ambiente industrial e seus processos (armazenamento, separação e estoque, solicitação de pedidos, produção, processamento e manufatura, controle de processos, montagem e finalização). O instrutor Sidnei Serafim, do Senai de Sapucaia do Sul, explica que a abordagem pedagógica passa a ser bem mais ampla: “podemos ter uma noção mais clara de assuntos como: robótica colaborativa, visão computacional, MES, Sistema supervisório, IHM, CLP, IoT, sensores industriais, gestão e gerenciamento de energia, pneumática e eletropneumática, redes industriais, RFID, IO-Link, e cyber segurança”.

Além de programar e simular todo o processo de manufatura, com produção de vários produtos, os estudantes têm a chance lidar com tecnologias como Internet das Coisas, realidade aumentada, realidade virtual, gêmeo digital, computação na nuvem, big data, integração de sistema. O instrutor Dilnei Soares, do Senai Ney Damasceno Ferreira, em Gravataí, explica que os novos equipamentos aproximam ainda mais os alunos do mundo do trabalho. “É a prática da indústria 4.0 e fazem mais sentido para o aprendizado do estudante”, comenta. Ele afirma que todos os equipamentos adquiridos trarão benefícios aos cursos ofertados na sua unidade operacional.

Publicado quinta-feira, 16 de Março de 2023 - 15h15