Você está aqui

Senai inaugura novas instalações em Santa Rosa

O Centro de Formação Profissional Senai Vergílio Lunardi, de Santa Rosa, passou por uma ampla reforma, com a modernização do prédio e compra de novos equipamentos, aproximando ainda mais os alunos da indústria 4.0. A cerimônia de inauguração das novas instalações será realizada na próxima sexta-feira (2), às 11h, no Senai (rua das Hortênsias, 315), com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, além de lideranças da região.

O CFP Senai Vergílio Lunardi, que atua há 53 anos, atende a região que compreende 62 municípios, com cursos nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação, alimentos (frigoríficos), construção civil e têxtil.  Com a atualização, a escola poderá ofertar (conforme a demanda) novos cursos como Instalação de Sistemas de Energia Fotovoltaica e Robótica Avançada, além de outros voltados à Indústria 4.0. Atualmente, a unidade, que já realizou mais de 95 mil matrículas, oferece cursos técnicos (Mecatrônica, Automação, Eletrotécnica, Eletromecânica e Mecânica), além de cursos rápidos como Soldagem, Usinagem CNC e Convencional, Fundamentos de Mecânica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Eletricidade Predial e Industrial, Automação Industrial e Residencial, Robótica e Costura Industrial.

As novas instalações, que contam hoje com mais de 600 alunos, têm salas de aula, laboratório de informática, laboratório de eletrônica, Senai Lab, laboratório de eletricidade predial, laboratório de mecatrônica, laboratório eletromecânico/automação, além de oficinas de usinagem e soldagem. Outro diferencial da reforma foi a instalação de energia fotovoltaica com postes autônomos com placas solares. Existe um sistema online onde pode ser acompanhado toda a geração da planta, em tempo real. A obra possibilitou a redução de 50% na conta de energia elétrica.

Inaugurada em maio de 1971, a unidade passou a atuar junto ao Sesi em 1977 e em 1989 ganhou a sede na rua das Hortênsias. Na época a obra foi viabilizada com participação das Empresas locais que assumiram 50% do custo da obra. Em 2002, o CFP foi credenciado para a oferta de cursos técnicos.

Publicado segunda-feira, 29 de Maio de 2023 - 14h14