Você está aqui

Transformação digital e transição energética na neoindustrialização são debatidas em evento do Senai-RS

Para fomentar temas que são o alicerce da agenda industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), por meio da Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação, promoveu o seminário Transformação Digital e a Transição Energética na Neoindustrialização, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). 

“Os usuários atuam como agentes autônomos com um poder de decisão altíssimo, testando vários regimes políticos na busca por investimentos em bem-estar social e infraestrutura”, afirmou o professor da Universidade de Maryland (EUA), Steven Gabriel, em sua palestra “Flexibilidade nos mercados de energia - Uma perspectiva multiagente e multinível”. Ele apresentou exemplos de como é possível avançar no debate sobre a transição energética. Citou as cadeias de gás natural, o aproveitamento de águas residuais e a conservação energética (diminuição da utilização de energias não-renováveis e a adoção de práticas e tecnologias eficientes para mitigar os impactos negativos ao meio ambiente).

Na abertura do evento, o gerente de operações do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Vitor Nardelli, exaltou a importância de dialogar com os Estados Unidos, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, sobre o tema. “É um assunto muito relevante para o nosso país e no mundo inteiro, nesse momento. Sabemos o que nos espera até 2050, um aumento de 40% no consumo de energia. Então precisamos, realmente, conversar sobre as tecnologias que estão envolvidas nesse tópico”, concluiu.

Focado nas missões propostas pela CNI para o desenvolvimento do país, o seminário, realizado na sexta-feira (5), trouxe à tona o debate acerca da evolução industrial a partir de soluções tecnológicas em digitalização e energia sustentável.

A atividade ainda contou com a palestra do pesquisador dos institutos Senai e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS, Paulo Smith Schneider, que falou sobre "Papel brasileiro na transição energética”, e do pesquisador da Rede Senai, Wilson Gavião Neto, abordando o tema “Construindo Gêmeos Digitais: percepção baseada em IA para conectar capturas de Realidade 3D com dados de Engenharia”.

Publicado sexta-feira, 5 de Abril de 2024 - 15h15