Você está aqui

Reconhecer a importância da tecnologia, apoiada em avanços científicos, e estimular um ecossistema que permita às pesquisas se transformarem em grandes negócios. Esse é o Base, uma iniciativa nacional da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em parceria com o Sistema FIERGS e a Numerik, focada na criação, desenvolvimento e aceleração de startups deep tech – empresas dedicadas à elaboração de tecnologias inovadoras fundamentadas em ciência. 

Lançado nesta terça-feira (1º), em São Paulo, o programa é o primeiro projeto voltado exclusivamente a deep techs no Rio Grande do Sul e foi estruturado em quatro fases interdependentes – Boost, Advance, Shape e Expand –, visando atender às necessidades de pesquisadores e empreendedores em todo o Brasil por meio de capacitações, mentorias, bolsas de pesquisa e conexão com o ecossistema de inovação. Os interessados podem ingressar na fase que melhor se alinha às suas demandas de forma gratuita, desde que preencham os requisitos do regulamento presente no formulário de inscrição. A adesão pode ser feita até o dia 31 de julho. 

“O Sistema FIERGS atua para que a inovação na indústria seja acompanhada de resultados econômicos positivos e, fundamentalmente, do desenvolvimento de competências relacionadas às necessidades das novas formas de trabalho. Então, o Programa Base representa uma pioneira oportunidade para isso, fortalecendo a conexão entre a academia e a indústria, permitindo às pesquisas se transformarem em produtos e serviços que atendam as necessidades do mercado”, explica o gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes. O programa, além de formar um ambiente propício ao surgimento de novas soluções tecnológicas, fará a diferença na vida das pessoas e na competitividade das empresas, avaliou Gomes após a solenidade em São Paulo. 

Além do lançamento, os participantes acompanharam um painel sobre o panorama das deep techs brasileiras e os desafios que as startups enfrentam no país. Esse foi o primeiro de uma série de eventos que ocorrerão em diversas localidades nas próximas semanas para apresentação do projeto, incluindo o Rio Grande do Sul, em 16 de julho, no Instituto Caldeira, às 11h. 

Para a coordenadora de Inovação Aberta do Senai-RS, Victória Kern, o Base representa um marco significativo no apoio ao desenvolvimento de deep techs no Brasil. “Ao investir em ciência e tecnologia, o país fortalece sua posição no mercado global e cria, também, novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico, especialmente no estado do Rio Grande do Sul”, disse. 

A FIERGS, por meio do programa, não apenas apoia startups, mas também incentiva a colaboração entre universidades, centros de pesquisa e o setor industrial, promovendo um ambiente de inovação que pode resultar em soluções impactantes para problemas reais do mercado. 

Publicado Terça-feira, 1 de Julho de 2025 - 13h13
Fale Conosco!